Muitos treinadores garantem que, para levantar a taça de campeão brasileiro, no fim do ano, é importante manter a regularidade durante as 38 rodadas da mais importante disputa nacional. Mas, parte dos 20 clubes que irão participar da competição poderão entrar em campo desfalcados nas primeiras rodadas, por causa da Copa das Confederações.
Em Minas Gerais, os dois maiores rivais podem perder jogadores para a Seleção Brasileira, entre a segunda e a quinta rodada. O zagueiro Réver e o meia Ronaldinho Gaúcho, do Atlético, praticamente já estão com a vaga assegurada. A convocação não vai interferir na Copa Libertadores, por causa das datas.
Contratado na semana passada pelo Cruzeiro, o zagueiro Dedé, que formou dupla defensiva com o atleticano Réver, no empate em 2 a 2 com o Chile, na última quarta-feira, é outro que pode ser convocado por Luiz Felipe Scolari.
Sorte que o problema atingirá também outros adversários. Atual campeão brasileiro, o Fluminense, de Abel Braga, pode ser a equipe que mais vai ceder atletas à Seleção. O goleiro Diego Cavallieri, o lateral-direito Jean e o atacante Fred estão praticamente garantidos na lista de Felipão. Os dois primeiros foram titulares diante dos chilenos, enquanto Fred está em fase final de recuperação de contusão.
Neymar, do Santos, que ainda está devendo com a camisa amarelinha, deixará o time da Baixada Santista desfalcado. Mas Corinthians e São Paulo devem sofrer ainda mais. O Timão pode ter Paulinho e Alexandre Pato chamados, e o Tricolor, Jadson e Osvaldo.
A lista será divulgada em 14 de maio. A apresentação acontece no dia 27, no Rio de Janeiro. Antes da estreia na Copa das Confederações, em Brasília, contra o Japão, o time faz amistosos contra a Inglaterra (2 de junho), no Maracanã, e França (dia 9), em Porto Alegre.