O sucessor de Givanildo Oliveira no América pode atravessar (novamente) o oceano e desembarcar em Belo Horizonte, tendo o trabalho apoiado até por um ex-presidente da República. Assim como fez o rival Cruzeiro, o Coelho busca como possível novo treinador um português. Sérgio Vieira, que disputou o Campeonato Paulista pela Ferroviária, compõe uma lista de três nomes. Fernando Diniz, vice-campeão do mesmo estadual pelo Audax, é outro que interessa ao Coelho.
Em contato com a reportagem do Hoje em Dia, Vieira disse que está na terra natal e não recebeu nenhum convite da diretoria alviverde. "Vim para Portugal me reunir com dois clubes. Não sei nada do América e ninguém me procurou", disse o treinador.
Contudo, comandar um clube da Série A do Brasileirão seria uma realização pessoal para o português. Ciente disse, ele não diria "não" ao Coelho.
"Meu foco é o Brasil aonde tive um ano muito bom no Atlético Paranaense e na Ferroviária. Treinar um clube da Série A sempre vai ser meu objetivo", acrescentou.
Fernando Diniz, por sua vez, ainda não foi encontrado para falar sobre a possibilidade de comandar o campeão mineiro no restante da temporada. Segundo informação obtida pela reportagem, porém, o atual técnico do Oeste, de Itápolis-SP, já teria descartado trabalhar no alviverde neste momento.
Celso Roth, Léo Condé e Gilson Kleina foram outros nomes ventilados nos bastidores. De acordo com a diretoria americana, no entanto, não têm o perfil desejado no momento.
Sobre Vieira
Como jogador, o português não conseguiu passar de times de terceira divisão. Desistiu de entrar em campo como atleta e apostou na carreira de técnico. Após dez anos atuando como auxiliar em clubes portugueses como Braga e Sporting, aceitou em 2014 trabalhar no Brasil, numa parceria entre Atlético Paranaense e a Ferroviária, de Araraquara, onde trabalhou com o atual diretor de futebol do América, Sidiclei Menezes.
Vieira assumiu o time paulista em 2015, mas acabou demitido em abril deste ano, após derrota por 1 a 0, em casa, para o Botafogo-SP, deixando a equipe na zona de rebaixamento. Depois de ser apontada como "sensação" do interior no campeonato, a Ferroviária terminou a disputa estadual na 14ª posição, permanecendo assim na Séria A1 do Paulistão.
Admirador ilustre
Entre os admiradores de Sérgio Vieira está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em grampo divulgado pelo juiz federal, Sérgio Moro, Lula elogiou o técnico Sérgio Vieira, época à frente da equipe da Ferroviária.
Na conversa com o então ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, Lula disse que Vieira era "diferenciado" e pediu que o elogio fosse repassado ao treinador.
Edinho revelou que deu alguns conselhos ao treinador. "Você ainda vai treinar a seleção brasileira, não sei quando, mas você vai treinar. Então aproveita essa oportunidade".