A manhã deste domingo (4) foi totalmente negativa para dois clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série C. A Portuguesa perdeu para o Boa por 2 a 0, dentro do Canindé, e está a um passo de ser rebaixada para a Série D em 2017, o que já é uma certeza para o Guaratinguetá que perdeu para o Macaé, por 3 a 0.
Com apenas quatro pontos no Grupo B, o Guaratinguetá está rebaixado. A Portuguesa é penúltima colocada, com 11 pontos, e ficou quatro pontos atrás do Macaé que foi a 15 pontos, em oitavo lugar. Agora só faltam duas rodadas para o término da primeira fase, portanto, são apenas seis pontos a disputar para cada time. O Boa assumiu provisoriamente a vice-liderança do Grupo B, com 29 pontos, dois atrás do Guarani.
A Portuguesa vai enfrentar ainda o Guaratinguetá no Canindé e sair para encarar o Tombense, em Minas Gerais. Precisa vencer os dois jogos e torcer contra o Macaé, que pega o Juventude em Caxias do Sul e recebe o Botafogo. Mas é difícil acreditar na Lusa, que foi o único time a perder para o Guaratinguetá, por 2 a 1, no primeiro turno. Além disso, já sofreu cinco derrotas em casa em oito jogos e acumulou 11 derrotas.
O capítulo triste mais recente da Portuguesa aconteceu de novo diante de sua torcida. O time até segurou o empate até os 29 minutos do segundo tempo, quando Daniel Cruz fez o primeiro gol mineiro. Tchô, de pênalti, fechou o placar aos 41. Naquela altura restavam poucos torcedores no estádio. A maioria deixou o local enfurecida e aos gritos de protesto.
Rebaixado
Sem um estádio para jogar, por ter sido expulso da cidade de origem, o Guaratinguetá voltou a jogar em Sertãozinho, perto de Ribeirão Preto. E perdeu para o Macaé por 3 a 0, com gols de Dônavan e Robinho, no primeiro tempo, e Guilherme, no segundo. O time do Vale do Paraíba chegou a uma incrível marca negativa: 14 derrotas, um empate e uma vitória. Sofreu 48 gols e sofreu 12, com saldo negativo de 36.