A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou nesta segunda-feira (4), as datas das semifinais do Troféu Inconfidência, que será disputado por Athletic, Pouso Alegre, Itabirito e Uberlândia.
Quinto colocado na tabela geral, o Athletic irá encarar o Uberlândia, o oitavo, no próximo sábado (9), às 17h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. No segundo duelo, o Pouso Alegre, sexto colocado, irá enfrentar o Itabirito, sétimo, no domingo (10), às 11h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
A volta será na semana seguinte, com ambos os jogos acontecendo no sábado, 16 de março. A diferença está no horário. Às 16h, o Esquadrão de Aço receberá o Periquito, na Arena Sicredi. Uma hora depois, o Pousão jogará contra o Gato do Mato, no Manduzão.
Vale lembrar que, de acordo com o regulamento na competição, Athletic e Pouso Alegre entram em campo com vantagens para avançar à final. As equipes jogam seus confrontos precisando de um empate na soma dos placares da ida e volta para chegar à decisão.
Por exemplo, em caso do Esquadrão e do Dragão saírem derrotados no primeiro jogo, por 1 a 0, precisarão vencer o jogo da volta pelo mesmo placar ou por um gol de diferença (2 a 1) para avançarem à final.
O campeão do Inconfidência garantirá a quinta e última vaga destinada aos times mineiros para a Copa do Brasil de 2025. Até aqui, Cruzeiro, América, Atlético e Tombense, semifinalistas do estadual, já estão garantidos.
Pelo bicampeonato
Das equipes que disputarão a competição, Pouso Alegre e Uberlândia buscarão o bicampeão do Troféu Inconfidência. Em 2021, o Pousão faturou o caneco ao bater a URT, nos pênaltis, por 4 a 2, na grande decisão.
Já em 2020, ano da criação do torneio, o Verdão disputaria o título com o Cruzeiro. Porém, naquela época, o país passava por sérios problemas devido a pandemia da Covid-19, infectando várias pessoas por todo o país.
Dentre elas, nove jogadores do Periquito e quatro membros da comissão técnica da equipe, na véspera do jogo com a Raposa. Sem data para um novo confronto, já que o Cruzeiro iniciaria a caminhada na série B daquele ano, o time celeste sugeriu à FMF que o Uberlândia fosse decretado campeão do torneio. O pedido foi prontamente aceito pela federação, em comum acordo com os clubes.
Leia mais