(Reprodução / cafonline.com)
O camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana, foi designado presidente interino da Fifa depois da suspensão por 90 dias de Joseph Blatter, anunciou a organização em um comunicado.
"Por uma duração de 90 dias, Joseph Blatter não tem o direito de representar a Fifa de qualquer maneira e nem de agir em seu nome", indica a instância suprema do futebol mundial.
Segundo o texto, Blatter foi afastado de suas funções em função de sua suspensão pela Comissão Ética da Fifa. Segundo o estatuto da Fifa, Hayatou assumirá o cargo como "o mais antigo vice-presidente do Comitê Executivo em função".
Blatter e o presidente da Uefa e candidato à sucessão de Blatter, Michel Platini, foram suspensos por 90 dias nesta quinta-feira pela Comissão de Ética da Fifa. A suspensão foi motivada pelo envolvimento de Blatter e Platini em um caso de "pagamento desleal".
Além disso, Chung Mong-joon, ex-vice-presidente da Fifa e candidato à sucessão de Blatter, foi suspenso por seis anos de todas as atividades relacionadas ao futebol. Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa que foi demitido em setembro, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias.
A Comissão de Ética da Fifa estabelece para Blatter, Platini e Valcke a suspensão de qualquer atividade relacionada com o futebol a nível nacional e internacional, com efeito imediato e possibilidade de prorrogação por 45 dias.