Quem se lembra do filme “Jamaica Abaixo de Zero” sabe o que é bobsled. E também deve ter ouvido falar sobre alguma equipe brasileira que luta para representar o país nos Jogos Olímpicos de Inverno, em modalidades nada populares no país, praticadas no gelo.
Em pleno verão tupiniquim, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) está à procura de atletas que queiram representar o país nas Olimpíadas de Inverno, que acontecem em Sochi, na Rússia, entre 7 e 23 de fevereiro de 2014.
As chances de participar dos Jogos são remotas, mas, ainda assim, o Brasil tentará. Para isso, a CBDG abriu uma seletiva que será no dia 13 de janeiro, às 9h (de Brasília), no Centro de Treinamento do Clube de Atletismo, em São Caetano do Sul, no interior paulista.
A seletiva será coordenada por Edson Bindilatti, atleta que ao lado de Eric Maleson, hoje presidente da CBDG, participou das Olimpíadas de Salt Lake City, em 2002, estreia do país no bobsled. Edson competiu também em Turim-2006, na equipe que tinha entre os integrantes o velocista Claudinei Quirino.
Atletismo e rúgbi
A busca é por atletas a partir de 18 anos, especialmente de atletismo e rúgbi, que possuem os biótipos e condições mais adequados às modalidades no gelo.
Assim que formadas, as equipes devem treinar no Canadá e disputar uma etapa da Copa América, em Lake Placid, nos Estados Unidos, em fevereiro. A classificação para Sochi-2014 é feita por um ranking. Mas, além disso, é necessário participar de pelo menos cinco competições, em três pistas diferentes e em duas temporadas.