As Escolas Municipais César Rodrigues e Benvinda Pinto Rocha, localizadas nos bairros Lagoa do Miguelão e Jardim Canadá, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam o “Desafio Inter-Escolar de Campeões de Xadrez”. O projeto é fruto do Programa Escola em Tempo Integral, que conta com a atividade lúdica como parte do currículo, para alunos do 5º ano.
O evento, realizado em duas etapas, contou com a presença da jovem Lessire Ribeiro, que se destaca no Xadrez em Nova Lima, e do pequeno enxadrista de 6 aninhos, Kadu Henriques Paiva, que vem se destacando nos torneios. A primeira aconteceu na Escola Municipal César Rodrigues e a segunda, na Benvinda Pinto Rocha.
As oficinas de Xadrez são ministradas pelo professor Hélio Nonato, que destaca a importância do esporte para a formação das crianças e adolescentes. “Já tivemos uma aluna que queria desistir da vida e hoje é uma campeã de xadrez”, disse Nonato.
Ainda em dezembro acontecerá mais um evento com a atual turma. As competições retornarão em fevereiro de 2025 com outros 160 alunos do quinto ano do fundamental.
Torneio de Xadrez
Em outubro, a Escola Municipal César Rodrigues, no bairro Miguelão, em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu o 1º Torneio de Xadrez com a participação dos alunos do 5° ano do Fundamental I, do Programa Escola em Tempo Integral, e convidados. Cerca de 60 jogadores marcaram presença na competição.
Para Juliana Campos, coordenadora do programa escola tempo integral, a inclusão do xadrez vem de encontro com o que prega o programa: comunicação, respeito e competitividade saudável. “Tudo que eles aprendem aqui, eles vão desenvolver essa aptidão e habilidade que pode valer para a vida”, falou Campos.