Mais um protesto contra a realização da Stock Car nas imediações da UFMG será realizado em Belo Horizonte. Desta vez, um grupo de pessoas promete abraçar o Mineirão neste sábado (6), véspera do clássico entre Cruzeiro e Atlético pela final do Campeonato Mineiro. O ato é organizado pelas associações de moradores dos bairros da região da Pampulha, com apoio da universidade, ativistas, artistas e ambientalistas.
Os participantes pedem o cancelamento da corrida de rua, marcada entre 15 e 18 de agosto. De acordo com eles, o evento trará diversos impactos não só à UFMG, mas à mobilidade, segurança e patrimônio cultural da região. A ação terá início às 9h, em frente ao Centro Esportivo Universitário (CEU).
Polêmica
Desde o acordo firmado entre prefeitura de BH e organizadores da Stock Car, em dezembro de 2023, a UFMG atua para impedir a realização da corrida de rua nos arredores do campus.
O primeiro protesto ocorreu após o corte de árvores para a adpatção do circuito. O caso foi parar na Justiça após parlamentares entrarem com uma representação contra a derrubada das árvores junto à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais. Após análise, a Justiça autorizou a supressão e 63 espécies foram derrubadas.
De acordo com a UFMG, o processo ocorreu sem um diálogo sobre possíveis danos à região. Na época, a reitora Sandar Goulart revelou que uma das áreas mais afetadas será o Hospital Veterinário da instituição.
Uma das alternativas apontadas pela UFMG - que afirma não ser contra o evento, mas o local que ele será realizado - é levar a Stock Car para outro local da cidade.
Leia mais