(Bruno Cantini/Atlético)
Pressão é a marca do confronto entre Atlético e Grêmio, que se enfrentam neste sábado (3), às 17h, no Independência, numa das partidas que abrem a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com apenas um ponto marcado nos últimos quatro jogos, o Galo precisa vencer para não correr o risco de perder para o Santos a vaga no G-6. Já o tricolor gaúcho foi eliminado nas semifinais da Libertadores pelo River Plate, da Argentina, na última terça-feira (29), com uma derrota por 2 a 1, e virada, em Porto Alegre, e agora precisa brigar pela vaga na edição do ano que vem nesta reta final de Série A, onde ocupa a quinta colocação.
Os dois times têm desfalques e dúvidas para a partida deste sábado. No Atlético, Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, dá lugar ao uruguaio Terans, que ainda não conseguiu mostrar um bom futebol com a camisa alvinegra.
Outra alteração em relação ao último jogo, quando o Galo foi derrotado por 2 a 1 pelo Ceará, no Castelão, é a volta de Fábio Santos à lateral esquerda após cumprir suspensão pelo terceiro amarelo em Fortaleza.
A dúvida de Levir Culpi é entre o meia Cazares, que se jogar será centralizado, e o volante Matheus Galdezani, que daria mais força defensiva ao time e uma liberdade maior a Elias.
PROBLEMAS
No Grêmio, a lista de desfalques do técnico Renato Gaúcho é bem maior. E ela começa pelo gol, pois Marcelo Grohe, com fratura em duas costelas, não joga mais este ano e será substituído por Paulo Victor.
Na zaga, Kannemann, com problemas musculares, também fica de fora e Geromel terá Paulo Miranda como companheiro. O volante Maicon, capitão da equipe, também tem desgaste muscular e fica de fora.
Na frente, Luan nem veio a Belo Horizonte e Everton, principal jogador do time na temporada e que tem figurado nas últimas listas do técnico Tite é dúvida.
MATEMÁTICA
Para o Atlético, vencer o Grêmio é fundamental para que o time de Levir Culpi não precise do resultado do clássico entre Palmeiras e Santos, que jogam neste sábado, às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo, para permanecer no G-6 do Brasileirão.
Galo e Peixe têm os mesmos 46 pontos, mas o alvinegro mineiro tem uma vitória a mais (13 a 12). Assim, precisa pelo menos do mesmo resultado do time paulista para seguir no grupo que garante vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
O Grêmio, que era um dos favoritos ao título, está 11 pontos atrás do líder Palmeiras e praticamente sem chances de brigar pela taça. O objetivo principal é mesmo buscar uma vaga entre os quatro primeiros para ir diretamente à fase de grupos da Libertadores do ano que vem.
A FICHA DO JOGO
ATLÉTICO
Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Adilson e Elias; Terans, Cazares (Matheus Galdezani) e Chará; Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Paulo Miranda e Cortez; Michel, Cícero, Ramiro, Alisson e Everton (Matheus Henrique, Thaciano); Jael.
Técnico: Renato Gaúcho
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Independência (Belo Horizonte)
MOTIVO: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Rodrigo Correa e Carlos Henrique Lima Filho, todos do Rio de Janeiro.
TRANSMISSÃO: Premiere