Faltando sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o América vive uma situação dramática na competição. Com apenas 21 pontos, o Coelho ocupa a lanterna, 15 pontos atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento - o Internacional.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de rebaixamento do América são de 99,98%.
Apesar da iminente queda à Série B, a equipe alviverde pode ser decisiva para o desfecho de várias disputas na tabela de classificação.
Isso porque, nas rodadas que restam, o Coelho vai enfrentar times que pleiteiam objetivos distintos no campeonato.
Até a última rodada do Brasileiro, o América terá pela frente equipes que lutam pelo título, por uma vaga na Libertadores, e contra o rebaixamento.
A sequência americana começa na próxima segunda-feira (24), quando vai enfrentar o Atlético-PR, que disputa uma vaga no G-6, no Independência.
Leia mais
Em seguida, o Coelho enfrenta dois concorrentes na luta contra o rebaixamento. A equipe comandada por Enderson Moreira recebe o São Paulo, e depois vai ao Recife, enfrentar o Santa Cruz.
Na 35ª rodada, o América enfrenta o Flamengo, atual segundo colocado, também no Horto.
Na rodada seguinte, a equipe alviverde vai a Porto Alegre, onde vai encarar o Grêmio, outro que busca uma vaga na Libertadores.
Nas duas últimas rodadas, o América enfrenta o São Paulo, que luta contra o Z-4, e o Santos, que também busca um lugar na principal competição do continente.
"Ajuda" ao rival em 2011
Na última vez em que havia disputado a Série A, o América viveu uma situação parecida com a atual.
Em 2011, o Coelho foi rebaixado na 36ª rodada, ao ser derrotado por 3 a 1, para o São Paulo, no Morumbi.
Na rodada seguinte, mesmo com a queda à Série B já sacaramentada, a equipe alviverde venceu o Atlético-PR, que lutava contra o descenso, por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. (CONFIRA OS GOLS ABAIXO)
O resultado acabou ajudando o Cruzeiro, que, após vencer o Atlético por 6 a 1, na última rodada, se livrou do rebaixamento, terminando o campeonato na 16ª colocação, dois pontos à frente do time paranaense, que encerrou o torneio na 18ª posição.
* Colaborou Lucas Borges