Quadra em Belo Horizonte faz Atlético colar no G-4 do Brasileirão

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
01/07/2016 às 00:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:07
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Com a vitória por 5 a 3 sobre o Botafogo, nesta quinta-feira (30), no Mineirão, o Atlético alcançou a meta de quatro triunfos consecutivos em Belo Horizonte estipulada pelo técnico Marcelo Oliveira.

Assim, o time alvinegro subiu 11 posições na tabela, e agora está em sétimo, a apenas um ponto do G-4. O grupo é aberto justamente pelo seu último algoz, o Internacional, que estacionou nos 20 pontos, pois perdeu três vezes e empatou uma nas suas últimas quatro partidas.

Antes da ascensão, o havia vencido apenas uma vez nas oito primeiras rodadas da competição, na estreia, e chegou a ocupar o 18º lugar na classificação, após a derrota de 2 a 0 para o Colorado, no Beira-Rio, em 16 de junho (veja o gráfico abaixo).

O G-4 já havia sido frequentado pelo Atlético nesta edição. A vitória por 1 a 0 sobre o Santos, com gol de Cazares, na estreia, fez com que o clube arrancasse na terceira posição. O empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, no primeiro jogo com o técnico Marcelo Oliveira, manteve o Galo no grupo, no quarto lugar.

Mas a goleada de 3 a 0 sofrida para o Grêmio, dentro do Independência, em 26 de maio, no encerramento da terceira rodada, fez o Atlético despencar dez posições e parar no 14º lugar.

E, pior do que isso, abriu uma série de péssimas exibições do time, que sofria com desfalques, por contusões e por ter três jogadores (Douglas Santos, Erazo e Cazares) na Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

A derrota de 2 a 0 para o Internacional, apenas quatro dias depois do revés por 3 a 2, de virada, para o rival Cruzeiro, no Independência, na estreia de Fred, fez a crise penetrar na Cidade do Galo, pois o time apontado como favorito ao título estava na antepenúltima colocação.

Os quatro jogos seguidos em Belo Horizonte (contra Ponte Preta, Corinthians, América e Botafogo), sendo que apenas diante do América o Atlético seria visitante, viraram decisivos para que o time de Marcelo Oliveira mostrasse qual seria a sua briga neste Campeonato Brasileiro.

 A meta de 100% de aproveitamento estipulada pelo treinador foi alcançada. Agora, nas duas partidas fora de casa em sequência, contra Figueirense (domingo, às 19h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis), e Flamengo (dia 10 de julho, às 11h, no Mané Garrincha, em Brasília), o desafio é vencer fora de Belo Horizonte.

A única vez que o Atlético conquistou os três pontos como visitante, neste Campeonato Brasileiro, foi na vitória de 1 a 0 sobre o América, no último domingo (26), num Independência que tinha maioria absoluta da sua torcida nas cadeiras.

Após a vitória sobre o Botafogo, o técnico Marcelo Oliveira foi claro em relação ao aproveitamento do time fora de casa. “A chave é fazer resultados em casa e buscar alguns fora. A conta básica que eu faço é ter 75% dentro de casa e alcançar 50% fora. Claro que às vezes tem circunstâncias, mas acho que é possivel, vamos buscar”, afirmou.

Hoje, o Atlético tem 62% de aproveitamento como mandante, e 40% fora de casa. E uma boa oportunidade de começar a mudar essa história é o confronto deste domingo, contra o Figueirense, que pode valer a volta ao G-4.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por