Depois de ter arrasado o norte-americano Robby Ginepri em sua estreia, Rafael Nadal voltou a conquistar uma vitória fácil, nesta quinta-feira (29), para se garantir na terceira rodada de Roland Garros. Principal favorito ao título e em busca de seu nono troféu do Grand Slam francês, o espanhol desta vez superou o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 6/3.
Nadal teve um pouco mais de dificuldades do que encontrou no jogo contra Ginepri, que ganhou apenas três games do líder do ranking mundial, mas fez valer a sua experiência e categoria diante do tenista de 20 anos, considerado uma promessa do circuito profissional. "É, com toda segurança, uma futura estrela. Faz tudo bem, tem golpes muito fortes e joga muito bem desde o fundo da quadra", disse o espanhol ao falar sobre o seu rival desta quinta.
Com o novo triunfo no saibro francês, Nadal se credenciou para enfrentar na terceira rodada o argentino Leonardo Mayer, que neste dia de confrontos superou o russo Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/4 e 6/4.
Possível rival de Nadal em um eventual confronto de oitavas de final em Roland Garros, o sérvio Dusan Lajovic também foi à terceira rodada nesta quinta ao derrotar o estoniano Juergen Zopp por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/4 e 6/4.
O também espanhol David Ferrer, atual vice-campeão de Roland Garros, assegurou vaga na terceira rodada com muita tranquilidade. Quinto cabeça de chave, ele arrasou o italiano Simone Bolelli por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/3 e 6/2.
Assim, se credenciou para enfrentar na próxima fase o italiano Andreas Seppi, que venceu o argentino Juan Monaco também por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/4 Já o sul-africano Kevin Anderson e o croata Ivo Karlovic ganharam seus jogos nesta quinta e irão medir forças na terceira rodada. O primeiro deles avançou ao superar o francês Axel Michon por 6/2, 6/3 e 6/2. O tenista da Croácia, por sua vez, também precisou de apenas três sets para derrotar o austríaco Andreas Haider-Maurer por 7/5, 6/3 e 6/4.
OUTROS JOGOS
Andy Murray não teve dificuldades para confirmar o seu favoritismo e garantir vaga na terceira rodada de Roland Garros. Sétimo cabeça de chave do Grand Slam francês, o tenista britânico avançou em Paris ao arrasar o australiano Marinko Matosevic por 3 sets a 0 - com parciais de 6/3, 6/1 e 6/3.
Na última terça (27), o escocês sofreu um pouco para passar pelo casaque Andrey Golubev, batido por 3 sets a 1, no jogo que marcou seu retorno a Roland Garros. Ele ficou fora da edição anterior da competição para poder se recuperar totalmente de um problema nas costas, visando sua participação em Wimbledon. E a estratégia acabou sendo bem-sucedida, pois acabou conquistando o título do Grand Slam inglês.
Agora com vaga assegurada na terceira rodada na capital francesa, Murray terá como próximo adversário o alemão Philipp Kohlschreiber, que nesta quinta eliminou o usbeque Sergiy Stakhovsky com parciais de 6/3, 7/6 (7/5) e 6/2.
Em outro jogo do dia, o francês Richard Gasquet confirmou a sua condição de 12.º cabeça de chave ao bater o argentino Carlos Berlocq por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/5), 6/4 e 6/4 -, para também avançar à terceira rodada. E o norte-americano Donald Young é passou pelo espanhol Feliciano López com parciais de 6/3, 7/6 (7/1) e 6/3.