A judoca Rafaela Silva foi eliminada na disputa da medalha de bronze após projetar a cabeça no tatame durante o golden score, no duelo contra a japonesa H. Funakubo. O lance foi revisado pela arbitragem e confirmou a infração da brasileira.
"Eu queria a medalha. Eu peço desculpa. Hoje eu não consegui, não consegui. A medalha hoje ficou no detalhe. Infelizmente, estou indo embora sem medalha. Qualquer competição para mim é muito importante. Foquei muito na competição individual”, falou a judoca, em lágrimas, à TV Globo.
Ouro no Rio 2016, Rafa Silva terá a oportunidade de buscar uma medalha no duelo por equipes. “Agora a única coisa que resta é manter a cabeça forte, tem a disputa por equipes ainda e tentar ajudar", disse Rafa.
Para o duelo com H. Funakubo, Rafaela teve que superar o emocional, abalado pela derrota na semifinal para a sul-coreana Huh Mi-mi, atual campeã da categoria 57kg. Com poucos minutos de combate, Rafaela tomou nova punição por falta de combatividade, aumentando assim a pressão pela vitória.
Desgastada, ela conseguiu levar o duelo até o golden score, igualando após 4 minutos de luta, as punições com a adversária. Com o combate em igualdade, a primeira judoca que recebesse uma nova advertência, perderia o duelo.
Por infelicidade, o lance aconteceu com Rafa. Ao tentar uma projeção, a brasileira levou a cabeça no tatame, o que é proibido. Após revisão de vídeo, foi confirmada a técnica ilegal e Rafaela foi desclassificada, perdendo assim o bronze.
Leia mais