CANECO INTERNACIONAL

Recopa Sul-Americana ‘Mineira’? Atlético e Cruzeiro podem se encontrar em 2025

Clássico mineiro pode valer conquista do bicampeonato da Recopa para os rivais

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/09/2024 às 07:50.

Com o Atlético nas semifinais da Libertadores e o Cruzeiro nas semi da Sul-Americana, o sonho de título das respectivas competições para os mineiros segue vivo. Caso aconteça, Galo e Raposa irão decidir o título da Recopa Sul-Americana em 2025.

O troféu continental é, atualmente, disputado entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana, em jogos de ida e volta. Em 1998, quando o Cruzeiro venceu a competição pela primeira vez, o confronto era entre o campeão da Libertadores e o da Supercopa da Libertadores.

O time celeste, campeão da Liberta de 1997, enfrentou o River Plate-ARG, campeão da Supercopa. Sem dar chances para o adversário, o time de Levir Culpi venceu os dois jogos. No primeiro, 2 a 0, no Mineirão, com gols de Muller e Geovanni. Na volta, na Argentina, a Raposa aplicou um 3 a 0, com gols de Geovanni, Marcelo Ramos e Gustavo.

Já o Galo, campeão da Libertadores de 2013, também teve que encarar um argentino para faturar o caneco. Em 2014, o alvinegro enfrentou o Lanús, campeão da Sul-Americana de 2013. Na ida, Diego Tardelli marcou o único gol do duelo realizado na Argentina. 

Já na volta, em partida emocionante no Mineirão, o Galo viu o Lanús fazer 3 a 2 aos 48 minutos do segundo tempo e levar a decisão para a prorrogação. No tempo extra, Luan, o “Menino Maluquinho”, foi o responsável por marcar o gol da igualdade do duelo e evitar que o campeão fosse decidido nos pênaltis.

Na reta final, Ayala fez contra, garantindo assim mais tranquilidade até o apito final, fechando o confronto em 4 a 3. Os outros dois tentos do Atlético foram marcados por Maicosuel e Tardelli.

Duelo Inédito

Caso aconteça o confronto mineiro na Recopa, será a primeira vez que os dois times se enfrentariam em uma decisão de competição organizada pela Conmebol. A outra vez que se esbarraram em um torneio continental foi na semifinal da Copa Ouro de 1993, ano de estreia da competição.

Após um zero a zero no tempo normal, o Atlético venceu por 5 a 4 nos pênaltis e avançou à final, sendo derrotado pelo Boca Juniors e terminado com o vice. 

A Copa Ouro foi idealizada para que as equipes campeãs das competições da Conmebol pudessem se enfrentar, como acontece hoje com a Recopa Sul-Americana. O Cruzeiro participou por ter conquistado a antiga Supercopa da Libertadores e o Atlético da antiga Conmebol. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por