Ao marcar o gol de abertura da goleada do Atlético diante do Ferroviário-CE, Ricardo Oliveira chegou ao posto de artilheiro da Copa do Brasil, empatado com outros quatro jogadores. Ele já havia igualado o número do goleador do Mineiro - Aylon - e agora aparece em quarto na lista dos "matadores" de 2018 entre aqueles que disputarão a Série A do Brasileirão.
O pastor soma nove gols em 17 partidas realizadas com a camisa do Galo. Só Neílton, do Vitória, com 13 gols, e a revelação do Ceará Arthur Cabral, com 16 gols, fizeram mais que o camisa 9 alvinegro. O palmeirense Borja tem os mesmos nove gols de Ricardo, e o supera na média, pois o colombiano fez 13 jogos.
Arthur Cabral, o primeiro da lista, é o jovem de 19 anos que vem acumulando gols a cada rodada. Ele, inclusive, está na rota do Atlético. Arthur fará 20 anos neste mês e marcou dois gols no primeiro jogo da final do Cearense contra o Fortaleza. Nos 2 a 1, Gustavo diminuiu para os tricolores. Ele também tem 16 gols no ano e lidera, ao lado do centroavante rival, a lista de artilheiros gerais do Brasil no ano.
Ricardo voltará a entrar em campo neste domingo, na decisão do Campeonato Mineiro. Fez dois gols no jogo de ida contra o Cruzeiro, vitória de 3x1 no Independência. Em 2017, o centroavante teve um ano com baixo número de gols, apenas 12. Poderá igualar a mesma quantidade de bolas nas redes ainda neste primeiro semestre de 2018.
"Eu fico feliz, acho que essa é a minha função dentro do time. É o que os meus companheiros esperam, vocês, diretoria, torcedor... Estou muito feliz pelo desempenho, não só meu, mas pelo crescimento coletivo, que tem feito com que o nosso time seja um time forte, onde todo mundo que entra vai dar o seu melhor, vai dar o resultado. E eu, claro, acabando de chegar, fico feliz de poder estar dando o resultado que todos esperam de mim", afirmou Ricardo, logo após a goleada do Galo na Copa do Brasil.
Os artilheiros dos 20 clubes da Série A, em 2018
Arthur Cabral (Ceará) 16 gols
Neílton (Vitória) 13 gols
Borja (Palmeiras) 9 gols
Ricardo Oliveira (Atlético) 9 gols
Éderson (Atlético-PR) 8 gols
Marcos Junior e Pedro (Fluminense) 7 gols
Vinícius (Bahia) 7 gols
W. Paulista (Chapecoense) 7 gols
Vinícius Jr. (Flamengo) 7 gols
Brenner (Botafogo) 6 gols
Luan (Grêmio) 6 gols
Eduardo Sasha (Santos) 6 gols
Aylon (América) 6 gols
Willian Pottker (Inter) 5 gols
Rafinha (Cruzeiro) 5 gols
Yago Pikachu (Vasco) 7 gols
Marlone e Anselmo (Sport) 5 gols
Diego Gonçalves (Paraná Clube) 4 gols
Nenê, Tréllez, Diego Souza, Cueva e Marcos Guilherme (São Paulo) 3 gols
Jadson, Rodriguinho e Balbuena (Corinthians) 3 gols