BUENOS AIRES - Depois de cair para a segunda divisão Argentina no final de 2011, o River Plate garantiu o retorno à elite do país com uma vitória por 2 a 0 sobre o Almirante Brown, neste sábado (23), no estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires. Com dois gols de David Trezeguet, o River também se sagrou campeão da B argentina.
Após um primeiro tempo em branco, a tensão aumentava no Monumental com a vitória parcial do Quilmes sobre o Guillermo Brown e a manutenção do empate do Instituto Córdoba com o Ferro Carril.
A combinação de resultados obrigaria o River a jogar uma partida desempate com o Instituto Córdoba para definir o acesso direto ou a necessidade de disputar a Promoción (playoff com o 18º colocado da primeira divisão).
O primeiro gol de Trezeguet aos quatro minutos, porém, foi o alívio necessário. Após receber um passe de Funes Mori, impedido, o artilheiro pegou de primeira cruzado e acertou um belo chute no canto esquerdo.
Já festejando o título e o acesso, a torcida do River ainda assistiu a um lance de muita categoria do jogador, que já defendeu a seleção francesa. Aos 43, com um toque sutil, o franco-argentino tirou do goleiro com um toque sutil para marcar o segundo na partida e o décimo terceiro no
campeonato.
Depois de 363 dias de angústia na segunda divisão, o River Plate volta à elite do futebol argentino com 73 pontos conquistados em 38 partidas.