São de 96,5% as chances de o 1º colocado do Campeonato Mineiro ser Atlético ou América

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/03/2021 às 18:33.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:31

(Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)

O clássico entre Atlético e América, no próximo domingo (4), às 16h, no Mineirão, pela sétima rodada, caminha para ser uma espécie de decisão do primeiro lugar da fase classificatória do Módulo I do Campeonato Mineiro. Isso porque são de 96,5% as chances de um dos dois terminar a etapa na liderança, segundo os cálculos do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Bruno Cantini/Agência Galo/AtléticoSemifinalistas na edição 2020, América e Atlético são favoritos ao primeiro lugar da fase classificatória do Campeonato Mineiro

Antes de se enfrentarem, eles jogam como visitantes, na próxima quinta-feira. O Coelho abre a sexta rodada encarando o Uberlândia, às 11h, no Parque do Sabiá, e o Atlético fecha, jogando contra a quarta colocada Caldense, às 17h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.

Os resultados desses dois jogos influenciam nas contas de ambos, mas dificilmente tirarão deles a condição de favoritos ao primeiro lugar da fase classificatória, que garante a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais e na decisão, caso o clube chegue nela.

Rebaixamento

Depois de no ano passado cinco pontos serem suficientes para um clube evitar o rebaixamento ao Módulo II, marca mais baixa nas 12 edições do Mineiro com fórmula de disputa idêntica a atual, essa situação não se repetirá.

Isso porque o Uberlândia, 11º colocado e que abre o Z-2, já soma quatro pontos, mesma marca do Boa Esporte, que leva vantagem no saldo de gols (-2 a -6).

Pelos cálculos da UFMG, apenas o lanterna Coimbra, que soma dois pontos em 15 disputados, tem mais de 50% de chances de rebaixamento, aparecendo com 58,4%.

As projeções mostram que a marca segura hoje para se evitar a queda são 11 pontos, mais do que o dobro do que foi registrado no ano passado. Mas esse número sofre alterações a cada rodada, para cima ou para baixo.

A maior pontuação necessária para não ser rebaixado, nas 12 edições do Estadual neste século com fórmula idêntica a atual, foi 14, em 2016.CLIQUE PARA AMPLIAR

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por