Salto de paraquedista que tenta quebrar a barreira do som é adiado

Gazeta Press
09/10/2012 às 12:32.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:57

O salto do paraquedista austríaco Felix Baumgartner a 37 quilômetros de altitude, em que ele pretende quebrar a barreira do som, que aconteceria nesta manhã foi adiado devido aos fortes ventos, mas a previsão é de que aconteça ainda nesta terça-feira.

A tentativa audaciosa acontecerá em um deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Baumgartner subirá à estratosfera terrestre em um balão supersônico pressurizado movido a hélio, em uma altura de exatos 36.576 metros. Devido à altura, antes da "viagem" o esportista tem que se submeter a uma aspiração de oxigênio, para eliminar o nitrogênio do sangue.

Além de superar a velocidade do som sem ajuda mecânica, o austríaco também anotará outros três recordes: o primeiro homem a realizar o salto mais alto com paraquedas, o primeiro a protagonizar a queda livre mais longa e o primeiro a subir globalmente ao ponto mais afastado da terra.

A equipe do paraquedista está reunida para decidir se haverá condições de o salto acontecer ainda nesta terça-feira, obedecendo ao horário limite de 13 horas (de Brasília) para isso. O experimento será televisionado por cerca de 150 emissoras pelo mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por