Segundo a Prefeitura de BH, 96% das obras para a Copa estão concluídas

Hoje em Dia
Publicado em 09/06/2014 às 18:00.Atualizado em 18/11/2021 às 02:56.
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)
(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

BH tem 96% das obras da Copa do Mundo concluídas. Os dados são de um relatório que foi apresentado pelo prefeito Marcio Lacerda durante a inauguração o Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COPBH).

Devido à inauguração do COPBH, o índice do cumprimento da Matriz de Responsabilidades das obras para a Copa do Mundo chegou a 96%, o maior entre todas as cidades que vão sediar o maior torneio do futebol mundial.

Durante o discurso na inauguração do COP-BH, o prefeito Marcio Lacerda destacou a importância das obras para a população de Belo Horizonte. “Sempre fiz questão de ressaltar que todas as obras, sem nenhuma exceção, seriam e serão benefícios permanentes para os nossos moradores”, afirmou o prefeito.

Confira o vídeo:

 

Confira a relação de obras

Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte - 100% Concluído

Instalado na avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, bairro Buritis (ao lado da Sede da BHTrans), o COP-BH é um centro estratégico de tomada de decisão, com alta tecnologia, segurança e acessibilidade, promovendo a integração de diversos serviços da Prefeitura e de órgãos estaduais e federais, como a BHTrans, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a Guarda Municipal.

O empreendimento vai aprimorar a administração e a segurança do trânsito, da mobilidade urbana e da segurança da cidade, por meio de um modelo de controle integrado de vídeomonitoramento. O trânsito será monitorado com câmeras de TV, radares, painéis de mensagens e sistemas centralizados de semáforos, serviços que irão aperfeiçoar o gerenciamento, trazendo melhorias à mobilidade e a segurança urbana.

Para o prefeito Marcio Lacerda esta inauguração é significativa, não só pelo simbolismo, mas principalmente pelos benefícios práticos que o novo centro trará para a vida da população. “Neste espaço temos a representação da intersetorialidade, do trabalho coletivo, onde diversos órgãos atuarão de forma integrada para assegurar o bom funcionamento da cidade, o bem estar e a segurança dos nossos cidadãos”, disse.

O COP-BH dará suporte operacional para a manutenção da sinalização e o controle de agentes, de equipamentos, da remoção de veículos, do atendimento de ocorrências e também nas operações realizadas pela Unidade Integrada de Trânsito, formada por membros da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Por meio do seu sistema de vídeomonitoramento integrado, montado sobre um painel de 60 metros quadrados, o COP-BH vai monitorar cerca de 1.000 câmeras distribuídas estrategicamente pela cidade e nos seus principais corredores de tráfego, como as avenidas

Cristiano Machado, Antônio Carlos, Amazonas, Carlos Luz, Pedro II, Raja Gabaglia, Contorno e Afonso Pena. Além das câmeras, o sistema incluirá painéis de mensagens variáveis, exibindo informações atualizadas sobre a situação do trânsito nos principais corredores.

BRT Move Área Central - 100% concluído

O BRT Move Área Central é o ponto de partida e chegada, no Centro, dos passageiros que vêm ou se dirigem aos corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado. É composto por seis estações de transferência, localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont, vias que foram transformadas em áreas exclusivas do sistema, com 1,3 quilômetro de extensão.

BRT Move Corredor Cristiano Machado - 100% concluído

O BRT Move Corredor Cristiano Machado é importante eixo de ligação entre o Centro e as regiões Leste, Nordeste e Norte da cidade. Com duas estações de integração (São Gabriel e José Cândido da Silveira) e nove de transferência, o corredor de 7,1 quilômetros de extensão e tem capacidade para atender 300 mil passageiros por dia e funciona, também, como alternativa de acesso ao Mineirão.

BRT Move Corredor Antônio Carlos - 100% concluído

O BRT Move Corredor Antônio Carlos é o principal corredor de acesso ao Mineirão e ao Vetor Norte de Belo Horizonte, levando à Cidade Administrativa do Governo do Estado, ao Aeroporto de Confins e ao polo industrial em torno do aeroporto. Com 14,7 quilômetros de extensão, o corredor se estende pelas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho. Possui três estações de integração (Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) e 25 de transferência. O BRT Move Antônio Carlos tem capacidade para transportar 400 mil passageiros/dia.

Estação São Gabriel - Em fase final de conclusão

A estação São Gabriel integra o BRT Move Cristiano Machado. Localizada no entroncamento das avenidas Cristiano Machado e Risoleta Neves (Via 210), na região Nordeste da capital, possibilita a integração com o metrô e com a futura rodoviária. Vão operar na estação 36 linhas do BRT Move, sendo cinco troncais e 31 alimentadoras.

Estação Pampulha - Em fase final de conclusão

Localizada no entroncamento das avenidas Pedro I e Portugal, a Estação Pampulha integra o BRT Move Antônio Carlos. Com área construída de mais de 41 mil m², em três pavimentos, a estação conta com plataformas específicas para as linhas troncais no primeiro andar, para as linhas alimentadoras no segundo e, no terceiro piso, será construído um mirante.

Corredor Pedro II - 100% concluído

A avenida Pedro II recebeu obras de adequação viária, como faixas exclusivas para ônibus e a recuperação e alargamento do Viaduto B, priorizando o transporte coletivo e facilitando o acesso ao Hipercentro. Foram instalados 23 novos abrigos, maiores e mais confortáveis.

Complexo Via 210 - 100% concluído

Esta interligação viária conecta a via do Minério e a avenida Tereza Cristina, duas artérias de grande capacidade e abrangência metropolitana. A obra, que desafoga o tráfego de veículos naquela região do Anel Rodoviário, compreende, ainda, a implantação de parque linear, ciclovia, a construção de trincheira, pontes e alças de acesso e obras contra enchentes.

Corredor Pedro I - Em fase final de conclusão

O Corredor Pedro I é integrante do BRT Move Pampulha. A avenida Pedro I recebeu pistas exclusivas para o BRT Move e outras obras de adequação viária, incluindo a construção de trincheira e viadutos, novo sistema de drenagem pluvial e alargamento. O Corredor Pedro I conta com seis estações de transferência do BRT Move.

Complexo Vilarinho (Estações Venda Nova e Vilarinho) - Em fase final de conclusão

O Complexo Vilarinho compreende as estações Venda Nova (já em operação com o BHBus) e Vilarinho, que integram o Corredor do BRT Antônio Carlos. Foram realizadas adequações viárias para acesso do BRT Move à Estação Vilarinho, compreendendo alargamento de pistas, construção de passagens em trincheiras, viadutos e passarelas. Na Avenida Vilarinho, foram construídas quatro estações de transferência do sistema BRT Move.

Boulevard Arrudas - 100% concluído

O Boulevard Arrudas compreende a implantação de melhorias nas condições de mobilidade na capital. Na Avenida Tereza Cristina, foram realizadas obras de recuperação da laje de fundo, paredes e estrutura de recobrimento do canal do Ribeirão Arrudas, criando novas pistas de rolamento. Na mesma via, foi construído o Viaduto Itamar Franco sobre a linha do metrô. O elevado tem 439 metros de extensão, possui três faixas em cada sentido e dá vazão a 86 mil veículos por dia.

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