Seleção desfalca Atlético e Cruzeiro, e clássico não terá duelo Jô X Dedé

Felipe Torres - Hoje em Dia
27/09/2013 às 09:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:49

Seria motivo de orgulho para qualquer clube ou torcida ver seus atletas convocados para a Seleção. Mas a desorganização do calendário do futebol brasileiro, que só agora passa a ser questionado por jogadores e treinadores, consegue comprometer até mesmo tal sentimento. Afinal, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari esvaziará a Série A deste ano em 13 rodadas, ou seja, em um terço da disputa.

Isso resulta em astros fora dos seus times nos momentos decisivos da competição. Ao ignorar as datas Fifa, a CBF prejudica seu principal torneio.

Por conta da lista divulgada ontem para os amistosos diante de Coreia do Sul e Zâmbia, nos dias 12 e 15 de outubro, na Ásia, clássicos estaduais da Série A, incluindo o esperado Atlético e Cruzeiro do dia 13, perderão parte da graça.


O Galo estará no Horto, na 28ª rodada, sem o matador Jô e o paredão Victor. O xerife da Raposa, Dedé, também ficará de fora, pois os três foram convocados por Scolari.

Assim, o duelo entre Jô, atualmente centroavante titular da Seleção, e Dedé, maior contratação do Cruzeiro para a temporada, não acontecerá em 2013.
“Antes de fazer as escolhas, conversei com alguns treinadores. Infelizmente, tenho de entender como os jogadores estão sendo importantes para as suas equipes no campeonato”, declara Scolari, justificando o fato de ter optado por apenas um nome de cada time brasileiro. A exceção é o Galo, com dois.

Cuca avalizou as idas de Jô e Victor. Porém, após levantar o caneco da Copa Libertadores, o alvinegro praticamente abdicou da luta pelo bi brasileiro, o que aliviou o “peso” da Seleção.

Desde a Copa das Confederações, em junho passado, os atleticanos colecionaram desfalques em quase metade dos encontros que participaram no Brasileiro. Foram dez no total.

Novembro

Cuca ainda terá de se virar para suprir as prováveis ausências nas 34ª e 35ª rodadas da Série A, a um mês da estreia no Mundial do Clubes da Fifa. É que a CBF prevê mais duas datas para a Seleção na temporada, em 15 de novembro, contra o Equador, e 19, com adversário a ser definido.

O Cruzeiro lidera a Série A com folga. Um dos motivos para o a Raposa sobrar na classificação é o “esquecimento” de Felipão quanto às estrelas celestes. Até Dedé ser lembrado ontem, nenhum cruzeirense havia sido convocado este ano.

O comandante Marcelo Oliveira, então, teve todo o elenco à disposição para lançar e repor peças. Um obstáculo que ele enfrentará no mês seguinte, com a viagem de Dedé à Ásia. O zagueiro não vai encarar São Paulo, Atlético e Fluminense, partidas vitais na corrida rumo ao cobiçado troféu.

Além da dupla mineira, outros clássicos serão afetados pela Seleção. Jefferson não pegará o rival Flamengo, Diego Cavalieri se ausenta contra o Vasco e o atacante Alexandre Pato será desfalque diante do São Paulo.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por