(Flávio Tavares)
“Procura-se artilheiro”. Esta é uma das novas tarefas do América, que terá de conseguir um substituto para Marcelo Toscano. De malas prontas para a Coreia do Sul, o goleador do clube na Série B, com 14 gols, não veste mais a camisa do Coelho, inclusive na partida de hoje, às 17h30, contra o Botafogo.
O confronto no Rio de Janeiro encerra a participação do América na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
“Estou saindo daqui pela porta da frente e agradeço pela confiança da diretoria e dos torcedores. Quem sabe no futuro possa retornar, pois fiz um bom trabalho e fui muito feliz em Belo Horizonte”, disse Marcelo Toscano à reportagem do Hoje em Dia.
O atacante, de 30 anos, guarda segredo sobre o nome do possível novo clube, mas revela que viajará para a Ásia nos próximos dias para conhecer a estrutura e a cidade.
“Fizemos todo o possível para manter o Toscano, mas não dá para competir com o exterior”, comenta um dos presidentes do conselho gestor do América, Alencar da Silveira Jr.
“Ele fez um grande campeonato e o América é uma grande vitrine. Não podemos fazer loucuras”, acrescenta o dirigente.
Pelo América, Toscano fez 37 jogos e ficou 3.047 minutos em campo.
Mudanças no time
Sem o artilheiro à disposição, o técnico Givanildo Oliveira promove o retorno do meia Mancini ao time titular.
Outra mudança importante para o duelo contra o Botafogo é a entrada do atacante Cristiano, que substitui Richarlison, revelação do Coelho na temporada. O jovem de 18 anos foi expulso no empate por 1 a 1 contra o Ceará e cumpre suspensão automática.
Outro setor que ganha cara nova no Rio de Janeiro é a defesa. Expulso contra os cearenses, o zagueiro Alison dá lugar a Messias, prata da casa que faz a estreia pela equipe principal.
O time mineiro tem 64 pontos e sonha com a vice-liderança, posição que pode render até uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.
Para alcançar tal objetivo, O Coelho precisa vencer o Botafogo e torcer por um empate entre Santa Cruz, terceiro colocado com a mesma pontuação, e Vitória, segundo, com 66.