Sessão itinerante do pleno tem gigantes de Minas na berlinda

Guyanne Araújo - Hoje em Dia
13/07/2015 às 07:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:53

Entre os sete processos disciplinares que serão julgados na primeira sessão itinerante de julgamentos do Pleno de 2015, do Superior tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, às 14h, um envolve o Atlético e outro o Cruzeiro. A sessão irá ocorrer no auditório da OAB-MG, na rua Albita, 260, bairro Cruzeiro.

Galo e o Fluminense são recorrentes do processo nº 104/2015, no qual foram multados pela STJD devido a ação de torcedores. Em julgamento realizado no dia 29 de maio, o Galo foi punido com multa de R$ 5 mil, e o carioca, R$ 10 mil.

Durante a partida, pela segunda rodada do Brasileirão, o árbitro Anderson Daronco/RS relatou na súmula terem sido “arremessadas moedas na direção do treinador do Fluminense”. Ele informou ainda que não foi possível identificar o autor do lançamento e que não foi necessário interromper a partida.

Segundo o diretor jurídico do Atlético, Lázaro Cândido, o clube irá trabalhar pela absolvição, pois não houve agressão e não há como proibir a entrada de moedas no estádio. “A torcida adversária jogou e o próprio treinador pegou (as moedas). Não é um caso que envolve questões de segurança”, salienta. Ele considera interessante o fato de a sessão ocorrer em Minas e defende a disseminação da ideia em outras cidades, para baratear custos.

Caso Willians

Já no processo nº 106/2015, Willians, do Cruzeiro, é o recorrido, ou seja, o clube está satisfeito com a punição de uma partida, já cumprida. O volante foi advertido por reclamar da arbitragem, no jogo diante do Figueirense, pela quarta rodada.

Na ocasião, o árbitro Elmo Alves Resende Cunha/GO relatou na súmula que, após advertir Willians com o cartão amarelo, o cruzeirense continuou reclamando com o quarto árbitro e falando palavrões. Dessa forma, levou o segundo amarelo na partida e, em seguida, o vermelho.

O diretor jurídico do Cruzeiro, Fabiano de Oliveira Costa, considera “fantástica” a decisão de a sessão ser levada para Belo Horizonte. Para ele, a torcida mineira terá a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de um julgamento na esfera esportiva.

Em relação ao processo, o dirigente destaca a absolvição de Willians em primeira instância. “Vamos na mesma linha de raciocínio e sustentar a permanência da absolvição.”

Programação

Na OAB, ocorrerá o lançamento da obra “Manual de Direito Desportivo”, de Mariana Rosignoli e Sérgio Santos Rodrigues, e da XIV edição dos Jogos dos Advogados Mineiros (JAM).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por