A russa Maria Sharapova sofreu, mas confirmou o seu favoritismo para garantir vaga nas quartas de final do US Open, em jogo encerrado no final da noite do último domingo, em Nova York. Em um duelo que ficou paralisado por 75 minutos por causa da chuva, a tenista número 3 do mundo bateu a sua compatriota Nadia Petrova por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 6/4.
Essa foi a primeira vez que Sharapova foi às quartas de final desde 2006, quando faturou o título do Grand Slam norte-americano. Agora, por uma vaga nas semifinais, ela enfrentará a francesa Marion Bartoli, que na noite do último domingo surpreendeu a checa Petra Kvitova, quinta colocada do ranking mundial, com um triunfo de virada por 2 sets a 1, com 1/6, 6/2 e 6/0.
Sharapova chegou a estar perdendo por 2/0 no terceiro set do confronto do último domingo, mas acabou beneficiada pela chuva, que interrompeu o duelo quando Petrova sacaria para fazer 3/0. E, quando o jogo foi reiniciado, a favorita devolveu a quebra de saque sofrida no game anterior e depois converteu um novo break point que lhe garantiu a vantagem mínima de 6/4.
Antes disso, Sharapova venceu a primeira parcial do duelo com facilidade, ao ser feliz em duas de três oportunidades de ganhar games no serviço da adversária, assegurando assim o 6/1. Já no segundo set, a terceira cabeça de chave do US Open voltou a converter dois de três break points, mas Petrova aproveitou três de cinco oportunidades de quebra para fazer 6/4 e igualar a partida.
Bartoli, por sua vez, parecia que seria arrasada por Kvitova, que fez 6/1 no primeiro set ao aproveitar quatro de cinco chances de quebra de saque, sendo que a francesa converteu um de quatro break points. A partir da segunda parcial, porém, a tenista da França foi arrasadora. Com três quebras em quatro chances e sendo superada com o serviço na mão em apenas uma oportunidade, ela fez 6/2.
E, no último set, Kvitova ainda amargou um "pneu" (6/0) ao ter o saque quebrado de novo por três vezes e ao não conseguir aproveitar nenhuma das duas chances que teve de converter break points. Triste eliminação para a checa, que no ano passado foi campeã de Wimbledon. Já Bartoli avançou pela primeira vez às quartas de final do US Open, fase em que buscará a sua primeira vitória sobre Sharapova - a russa superou a francesa nas quatro partidas que travou com a adversária até hoje.
http://www.estadao.com.br