O último dia do WCT de Hossegor foi bom para o surfe brasileiro. Jadson André brilhou e chegou à final da competição disputada na França, perdendo apenas para John John Florence e ficando com o vice-campeonato. Além disso, o norte-americano Kelly Slater foi eliminado nas quartas de final, mantendo a diferença para o paulista Gabriel Medina, que se aproxima ainda mais do título mundial.
Depois de perder para Josh Kerr neste sábado (4), nas quartas de final, Medina passou a "secar" Kelly Slater, seu principal rival na disputa pelo trono de melhor surfista de 2014. E a estratégia deu certo pois o norte-americano, 11 vezes campeão mundial, perdeu para o sul-africano Jordy Smith, campeão da etapa de Trestles, no último mês, por 12,50 a 10 e não passou de um 5º lugar.
Com o resultado, Slater não conseguiu se aproximar da ponta do ranking e, no momento, está 6.500 pontos atrás de Gabriel Medina com apenas duas etapas do Circuito Mundial ainda a serem disputadas, em Portugal e no Havaí. Uma combinação de resultados pode dar o título da temporada ao brasileiro já nas ondas portuguesas.
E foi por muito pouco que a festa brasileira em Hossegor não foi completa, pois Jadson André eliminou o compatriota Miguel Pupo e também o algoz de Slater, Jordy Smith, com as altíssimas notas de 8,67 e 8. Na final, porém, ele não conseguiu repetir o bom desempenho e perdeu para o havaiano John John Florence por 16 a 4,57.