Soares lança projeto de incentivo a jovens tenistas

Nathalia Garcia
14/11/2013 às 20:27.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:10

Semifinalista nas duplas do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas e as oito melhores duplas do ano, Bruno Soares recolocou o Brasil no topo do tênis mundial nesta temporada. E, consciente de sua importância como exemplo para os jovens atletas, o mineiro divulgou nesta quinta-feira, em São Paulo, o Programa de Transição 2014. A ação será desenvolvida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que passará a levar um ou dois atletas juvenis, em fase de transição para a carreira profissional, a determinados torneios de nível ATP.

O objetivo do programa é possibilitar que os jovens tenistas possam vivenciar o circuito profissional, com o acompanhamento de um técnico e de um tenista profissional, e treinar com atletas de alto nível. "Pretendemos encurtar, melhorar e agilizar a transição entre o pessoal que está no juvenil e os profissionais", comenta Soares.

"É uma ideia e tem muita coisa para desenvolver ainda, mas vamos ver se a gente consegue facilitar e encurtar esse processo em uma das fases mais difíceis na carreira de um jogador", afirma o brasileiro, atual número três do ranking individual de duplas da ATP.

O critério de seleção será técnico e os tenistas juvenis devem estar bem colocados no ranking para serem agraciados, além de terem disponibilidade para viajar em determinada época do ano. Os torneios a serem escolhidos vão depender do calendário de Bruno Soares. O tenista reconhece que as principais competições, como os Grand Slams e os Masters 1.000, não estarão inclusos. Ele buscará credenciar eventos que possuem mais quadras disponíveis para treinar e dar atenção aos pupilos.

A tenista Teliana Pereira, número 95 do ranking da WTA, vê o projeto de maneira positiva. Para ela, a medida será muito importante para que os jovens tenistas tenham mais contato com a elite do tênis e possam se espelhar em seus ídolos. E, ainda fora do projeto, ela quer dar a sua contribuição. "Acho que a melhor forma de ajudar é ir bem nos torneios e fazer o tênis estar na elite. Espero ajudar, dar o exemplo e cooperar tanto dentro quanto fora de quadra", aponta.

O programa, financiado e incluso em um plano de ações do Departamento de Alto Rendimento da CBT, terá início apenas com Bruno Soares, mas poderá ser ampliado no futuro. De acordo com o presidente da confederação, Jorge Lacerda, a atitude do duplista abre espaço para conseguir apoio de outros profissionais.

"A meninada que vem jogando tem em quem se espelhar, com mais certeza. Eles vão passar por uma experiência que não se compra, vai abreviar a entrada no circuito profissional. O mais difícil é entrar e se sentir à vontade no local. Foi esse raciocínio que o Bruno trouxe para o departamento", explica.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por