Com bela atuação, Tiago Splitter levou a melhor sobre Nenê no duelo de pivôs brasileiros que travou com o compatriota na rodada desta quarta-feira da NBA. Titular desde a segunda semana da temporada regular da liga de basquete dos Estados Unidos, ele ajudou o San Antonio Spurs a vencer o Washington Wizards por 92 a 79, em casa, e manter a equipe na liderança da Conferência Oeste da competição.
Splitter brilhou com 12 pontos e nove rebotes, sendo seis defensivos e três ofensivos, liderando a sua equipe neste fundamento. Já Nenê teve atuação apagada, com apenas dois rebotes e quatro pontos nos 25 minutos em que esteve em quadra.
Contando com desempenho fraco de Nenê, o Wizards segue amargando a lanterna da Conferência Leste, com duas vitórias e seis derrotas até aqui, enquanto o Spurs, atual vice-campeão da NBA, acumula oito triunfos e apenas um revés em nove partidas. Nesta última, por sinal, o time de San Antonio estreou um diferente uniforme camuflado, que homenageia as Forças Armadas dos Estados Unidos.
Tony Parker foi o cestinha desta vitória do Spurs, com 16 pontos, e a melhor atuação coletiva da equipe do Texas suplantou as boas performances ofensivas de Martell Webster (este com um "double-double" de 21 pontos e dez rebotes), Bradley Beal, com 19 pontos, e John Wall, autor de 14 acertos.
Outro brasileiro que esteve em quadra na rodada desta quarta-feira na NBA foi Anderson Varejão. Ele exibiu atuação regular ao contabilizar 13 pontos, cinco rebotes e três assistências, mas não evitou que o seu Cleveland Cavaliers fosse massacrado pelo Minnesota Timberwolves, fora de casa, por 124 a 95.
Varejão foi o segundo maior cestinha do seu time no duelo, ficando atrás apenas de Kyrie Irving, com 19 pontos, enquanto o Timberwolves foi empurrado por uma atuação inspirada do trio Kevin Love, Corey Brewer e Ricky Rubio. O primeiro deles foi o maior pontuador do jogo, com 33 ao total, enquanto o segundo veio logo atrás, com 27. Já o armador espanhol brilhou com um "double-double" de 16 pontos e 16 assistências.
O Brasil também marcou presença em quadra na rodada desta quarta-feira com Vitor Faverani em ação pelo Boston Celtics, este derrotado pelo Charlotte Bobcats por 89 a 83, em casa. Ele entrou na equipe no decorrer do confronto e atuou por 22 minutos, somando sete pontos, nove rebotes e uma assistência, enquanto Al Jefferson foi o principal nome do jogo pela equipe visitante ao fazer 22 pontos e apanhar 11 rebotes.
FIM DO JEJUM - A rodada desta quarta-feira também marcou o fim do jejum do Utah Jazz, que conquistou o seu primeiro triunfo em nove jogos ao bater o New Orleans Pelicans por 111 a 105, em casa, mas segue na lanterna da Conferência Oeste. Já o New York Knicks deixou a última posição do Leste ao derrotar o Atlanta Hawks por 95 a 91, fora de casa.
Já no confronto entre Los Angeles Clippers e Oklahoma City Thunder, respectivos quarta o terceiro colocados da Conferência Oeste, a franquia da Califórnia levou a melhor ao ganhar por 111 a 103, em casa. O duelo ficou marcado de forma negativa pela confusão entre os pivôs Serge Ibaka e Blake Griffin. O primeiro deles foi expulso pelo lado do Thunder ao jogar Griffin no chão em briga no garrafão, além de ter dado empurrões no adversário. No meio do conflito, Matt Barnes também foi expulso pelo lado do Clippers ao brigar com Ibaka.
Confira os resultados desta quarta-feira na NBA:
Orlando Magic 94 x 91 Milwaukee Bucks
Philadelphia 76ers 123 x 117 Houston Rockets
Boston Celtics 83 x 89 Charlotte Bobcats
Memphis Grizzlies 87 x 103 Toronto Raptors
Minnesota Timberwolves 124 x 95 Cleveland Cavaliers
Atlanta Hawks 91 x 95 New York Knicks
San Antonio Spurs 92 x 79 Washington Wizards
Denver Nuggets 111 x 99 Los Angeles Lakers
Utah Jazz 111 x 105 New Orleans Pelicans
Portland Trail Blazers 90 x 89 Phoenix Suns
Sacramento Kings 107 x 86 Brooklyn Nets
Los Angeles Clippers 111 x 103 Oklahoma City Thunder
Confira os jogos da rodada desta quinta-feira:
New York Knicks x Houston Rockets
Golden State Warriors x Oklahoma City Thunder
http://www.estadao.com.br