O equilíbrio esperado para a decisão da Conferência Oeste da NBA ficou apenas na teoria na primeira partida da série melhor de sete entre San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, disputada neste domingo. Atuando em casa, o Spurs não deu chances para o adversário, arrancou logo no início e garantiu a vitória com surpreendente facilidade, por 105 a 83.
O time texano soube neutralizar o forte jogo de garrafão do Grizzlies e limitou o ataque do adversário. Marc Gasol teve 15 pontos e sete rebotes, mas Zach Randolph esteve em um dia irreconhecível e anotou apenas dois pontos, com um arremesso convertido dos oito que tentou. O cestinha da equipe saiu do banco, Quincy Pondexter, com 17 pontos. Mike Conley anotou 14.
O armador do Grizzlies, no entanto, não conseguiu brecar Tony Parker, que estava em dia inspirado e anotou 20 pontos, além de nove assistências, para comandar a vitória. Kawhi Leonard também apareceu com qualidade no ataque para marcar 18 pontos, enquanto Danny Green contribuiu com 16.
Logo no primeiro quarto o Spurs abriu 31 a 14 e daí para frente só teve que administrar a vantagem. No último período, a diferença beirou os 30 pontos, mas, com os reservas em quadra, o Grizzlies conseguiu diminuir um pouco e minimizar o atropelamento que sofreu.
A série final da Conferência Oeste terá sequência nesta terça-feira, quando Spurs e Grizzlies voltam a se enfrentar em San Antonio. Já pelo lado Leste, Miami Heat e Indiana Pacers começam a decisão na quarta-feira, em Miami.
http://www.estadao.com.br