STJ marca julgamento do pedido da Itália para que Robinho cumpra pena no Brasil
Ex-jogador foi condenado a cumprir nove anos de prisão; justiça italiana pede que pena seja cumprida em território brasileiro
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 20 de março, o julgamento do pedido do Governo da Itália para que o ex-jogador Robinho cumpra, no Brasil, a pena por violência sexual de grupo.
O ex-jogador foi julgado pela Justiça italiana em 2017 por atos ocorridos em 2013, quando era jogador do Milan. Robinho foi condenado a nove anos de prisão, mas não cumpriu, porque está no Brasil e o país não extradita cidadãos brasileiros.
A sentença foi confirmada em outras instâncias e, em 2022, a mais alta corte encerrou qualquer possibilidade de recurso por parte da defesa do ex-atleta. A justiça italiana, então, pediu para o Brasil fazer com que Robinho cumpra a pena aqui.
Com isso, caso o STJ aceite o pedido da Itália, o ex-jogador ficará preso no Brasil. Outra possibilidade, é do Supremo solicitar a transferência do processo para o Brasil, o que provavelmente recomeçaria o julgamento do “zero”.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais