Sucesso que vale a Copa do Mundo de Parapente em 2016

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
Publicado em 09/03/2015 às 07:38.Atualizado em 18/11/2021 às 06:16.
GOVERNADOR VALADARES – O sucesso da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, finalizado neste fim de semana, consagrando o piloto capixaba Frank Brow como campeão, rendeu frutos. A competição deu à Governador Valadares, no Leste do Estado, o direito de sediar a superfinal da Copa do Mundo de Parapente (PWC), em 2016. “Estávamos em fase de testes, mas acabei de saber que será mesmo aqui”, comemorou o presidente da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Chico Santos.
 
Das sete provas deste Brasileiro, apenas uma foi cancelada devido ao mau tempo – uma chuva isolada no caminho dos pilotos, quase na chegada dos 60 quilômetros. “Esse saldo positivo foi fundamental para nossa conquista. Dependíamos apenas do sucesso desse evento”, informou Santos, minutos antes da decolagem dos 123 participantes do Pico da Ibituruna, a 1.123 metros de altitude, para a última prova do torneio.
 
“Isso confirma o potencial do Brasil para o esporte e é mais um passo para o novo cenário brasileiro no mundo. O fato de a competição ficar no Brasil facilitará a participação dos nossos atletas, por ser um lugar já conhecido por eles, pela redução dos custos para competir, além de proporcionar melhores condições para o treino”, explicou o presidente da ABVL, lembrando que a vinda de pilotos de fora também ajuda a movimentar o cenário do turismo voltado para o esporte.
 
E Valadares tem experiência. Na cidade foram realizados o Mundial de Parapente de 2005 e a Superfinal PWC de 2103. Durante as temporadas, normalmente entre os meses de janeiro e março, restaurantes, bares e hotéis registram aumento de até 90% no movimento. A cidade ficou conhecida como a “capital mundial do voo livre” e famosa por causa das térmicas e condições de voo em todas as direções, além de pouso oficial bem no centro da cidade. 
 
“Valadares sempre proporciona dias fantásticos de voo e tem as melhores térmicas, principalmente nesta época do ano que quase não dá condições de voo em nenhum outro lugar do mundo. É inverno na Europa e muitos países do hemisfério norte”, salienta Chico Santos, lembrando que esse é também um grande ponto a favor da temporada de voo livre em Valadares. 
 
“A cidade tem um histórico de muitas provas. Mundialmente falando é um lugar que tem muita consistência de voo”, diz o campeão Frank Brown, onze vezes campeão brasileiro.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por