Cláudio Taffarel, 46 anos, estreou neste sábado como treinador de futebol. Titular da seleção brasileira em três Copas do Mundo, o preparador de goleiros teve que assumir o comando do Galatasaray por conta da suspensão da maior parte da comissão técnica e comandou o time numa vitória por 1 a 0 sobre o Karabukspor, pelo Campeonato Turco.
O brasileiro foi rapidamente promovido porque o técnico Fati Terim foi suspenso por nove jogos por reclamar da arbitragem e atirar uma bola no gramado no jogo diante do Mersin. Hasan Sas e Umit Davala, seus auxiliares, também cumprem suspensão, abrindo espaço para Taffarel.
O ex-goleiro, segundo a imprensa turca, disputava o posto provisório com Duygu Erdogan, que é a terceira auxiliar e seria a primeira mulher a comandar um time profissional na Turquia. Mas Taffarel, por sua experiência, acabou sendo o escolhido.
Na sua estreia, Taffarel comandou o Galatasaray a uma vitória por 1 a 0, vinda depois de um gol de Sneijder aos 7 minutos do segundo tempo. Eliminado da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, o time de Felipe Melo e Didier Drogba lidera o Campeonato Turco com 56 pontos, quatro a mais que o arquirrival Fenerbahçe, que tem um jogo a menos.