Na Olimpíada de Londres, Michael Phelps não voltará a surpreender como fez nos Jogos de Pequim-08, quando conquistou oito medalhas de ouro. A aposta é do próprio técnico do nadador, Bob Bowman, que tirou a responsabilidade de seu atleta em repetir o desempenho da competição anterior.
"Em uma escala de um a dez, se em Pequim estava em dez, em Londres estará entre oito e nove. A preparação para os Jogos de Londres foi a mais difícil. Michael não é mais um menino, agora tem muitas obrigações. Em mais de uma ocasião pensei que ele não chegaria à Olimpíada", falou o técnico ao jornal espanhol El País
Independentemente da aposta de seu treinador, Michael Phelps já não conseguiria repetir as oito medalhas de ouro de Pequim porque desistiu de umas das provas de agora a fim de se preparar melhor para o revezamento, no qual o monopólio norte-americano tem sido ameaçado pelo bom desempenho recente dos australianos.
Afora isso, contam contra Phelps sua idade avançada e os últimos resultados. Aos 27 anos, ele soma derrotas nos dois últimos mundiais e nas seletivas de seus país para as Olimpíada.