Novamente titular por causa da decisão da comissão técnica de preservar Alisson no jogo de hoje, contra o Coritiba, às 19h30, no Couto Pereira, pela 29ª rodada do Brasileirão, o meia uruguaio Arrascaeta, que vive grande momento, tem a chance de seguir brigando pelos seus objetivos, que fazem da Raposa uma espécia de trampolim para a Copa da Rússia.
Após uma recuperação elogiada pelos médicos cruzeirenses de uma lesão no joelho que o deixou dois meses fora de combate, atuações destacadas e gols decisivos, o treinador da seleção do Uruguai, Óscar Tabárez, ao que parece, passou a ter o desejo de ver o meia de 23 anos entre as estrelas da Celeste Olímpica, Luís Suárez e Cavani.
Titular do Uruguai na vitória de virada por 4 a 2 sobre a Bolívia, no Estádio Centenário, no último jogo pelas Eliminatórias para a Copa da Rússia, Arrascaeta mostrou serviço. Além da boa desenvoltura em campo, deu uma assistência e fechou sua participação com a classificação ao Mundial de 2018.
Apesar do bom rendimento nos últimos jogos, ele prefere manter os pés no chão ao falar sobre uma possível convocação para o Mundial.
“Acho que quando entrei contra a Venezuela eu fui bem. Depois ele me escalou de titular (contra a Bolívia) e o time jogou bem com uma formação diferente daquela que tínhamos jogado. Mas ainda faltam sete meses mais ou menos, oito meses para a Copa. Então pode acontecer de tudo. O importante é estar bem no time, estar bem no Cruzeiro, e depois aguardar a convocação final”, disse.
Jovem, Arrascaeta é o futuro da seleção uruguaia, que pelas mãos de Óscar Tabárez já passa por uma reformulação. Na última convocação, para os jogos contra Venezuela e Bolívia, nove jogadores tinham entre 20 e 24 anos, destaque para o zagueiro José Giménez (19), do Atlético de Madrid, o lateral-esquerdo Federico Ricca (22), do Málaga, e o zagueiro Mauricio Lemos (21), do Las Palmas, todos da Primeira Divisão espanhola.
Lemos, inclusive, é conhecido no Brasil por ter lesionado um companheiro de Arrascaeta, o atacante Judivan, no Mundial sub-20 de 2015.
OPORTUNIDADE
Se for convocado para disputar a Copa da Rússia, será o grande momento da carreira de Arrascaeta, que até 2015 estava no modesto Defensor, do Uruguai, semifinalista da Libertadores de 2014.
No futebol profissional desde 2012, Arrascaeta vive no Cruzeiro sua primeira experiência fora do Uruguai, pois o Defensor foi seu primeiro clube na carreira.
CORITIBA X CRUZEIRO
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ)
CORITIBA - Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira
CRUZEIRO - Rafael; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes