Tombense e tupi medem forças na Zona da Mata

Gláucio Castro - Hoje em Dia
Publicado em 28/12/2014 às 08:46.Atualizado em 18/11/2021 às 05:30.
Durante muitos anos, o Tupi foi o principal representante do futebol da Zona da Mata no Campeonato Mineiro. Mas, desde 2013, o time de Juiz de Fora ganhou um concorrente forte: o Tombense, clube que possui uma parceria com o empresário Eduardo Uran, também vem fazendo bonito na competição.
 
Logo no ano de estreia, garantiu vaga na semifinal da competição e perdeu no “mata-mata” para o Atlético, comandado na época por Ronaldinho Gaúcho. Nesta temporada, ficou na sétima posição, duas atrás do Tupi, quinto colocado.
 
Os dois encontros entre os clubes da Zona da Mata nos Mineiros de 2013 e 2014 mostram que a disputa está bastante acirrada. Na edição do ano passado, o Galo Carijó venceu por 1 a 0 e, no início deste ano, os adversários regionais não saíram do 1 a 1, no estádio Mário Helênio. E a rivalidade promete ficar ainda maior em 2015, quando as duas equipes disputarão a Série C do Campeonato Brasileiro.
 
Dentre os times do interior de Minas, o Tombense é o que deve chegar mais motivado para o Estadual, principalmente pelo título da Série D deste ano. Embalados pela conquista, os campeões brasileiros prometem ir com tudo para assegurar, no mínimo, uma das quatro vagas nas semifinais. A intenção também é utilizar o Estadual como um laboratório para a disputa da Série C. “Nosso objetivo é conseguir subir para a Segunda Divisão no fim do ano que vem”, garante o presidente Lane Gaviolli.
 
A primeira ação da diretoria foi apostar em um treinador experiente e manter cerca de 80% do elenco vitorioso de 2014. Filho do delegado aposentado e treinador Antônio Lopes, Júnior Lopes foi anunciado em novembro e participou diretamente da montagem do elenco. Por enquanto, as principais novidades são os zagueiros Alexandre e Gustavo e os laterais Alex e Anderson, gêmeos que vieram do Botafogo.
 
Já o Tupi aposta em figuras mais conhecidas dos torcedores mineiros. O goleiro Glaysson, que estava no Nacional de Muriaé e também já brilhou com a camisa do Villa Nova, chega para assumir a camisa 1. No setor ofensivo, Daniel Morais é a grande aposta ao lado do veterano Ademílson, de 40 anos – o novo reforço tem passagens por América e Cruzeiro.
 
Quem também chegou ao clube para a próxima temporada é o técnico Felipe Surian. O novo treinador mesclou jovens da base do Tupi e de outros clubes para montar o elenco do Galo Carijó. Dos 25 atletas que participam da pré-temporada em Juiz de Fora, 14 são novatos.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por