Passou dos Limites

Torcida Organizada do Atlético de Madrid simula enforcamento de Vini JR.

Paulo Duarte
plima@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 10:52.
Atualizado em 26/01/2023 às 11:54
 (Reprodução Twitter)

(Reprodução Twitter)

Antes do clássico desta quinta-feira (26), entre Real Madrid e Atlético de Madrid, válido pelas quartas de final da Copa do Rei, a torcida organizada do Atlético pendurou um boneco, em uma ponte da cidade, com a camisa 20 do Real, número de Vinícius Jr, simulando um enforcamento e uma faixa com a frase:"Madrid odeia o Real", lema da organizada.

O Real Madrid divulgou nota agradecendo o apoio e as manifestações de carinho recebidas após "o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius". O clube ressaltou que esses atos "não podem ter lugar numa sociedade como a nossa".

A La Liga, organizadora da competição, condenou os atos de ódio contra o brasileiro e ressaltou que irá apurar o fato para punir severamente os responsáveis.

Também por meio de nota, o Atlético de Madrid considerou as atitudes dos torcedores como “atos repugnantes e inadmissíveis que envergonham a sociedade". Para os dirigentes, a rivalidade entre os dois clubes é maior, mas o respeito deve prevalecer. E fatos como este, não são aprovados e o clube condena qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições, sem reservas.

Confira na íntegra a nota oficial:

“A rivalidade entre os dois clubes é maior, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcedores. É responsabilidade de todos evitar isso.

Diante da imagem que apareceu hoje em vários meios de comunicação na qual uma mensagem de ódio foi lançada horas antes da partida que enfrentaremos esta noite contra o Real Madrid nas quartas de final da Copa de SM el Rey, Club Atlético de Madrid comunica:

Que tais atos são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e envergonham a sociedade. Nossa condenação a qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é categórica e sem reservas.

A rivalidade entre os dois clubes é maior, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcedores. É responsabilidade de todos evitar isso.

Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não os isenta de responsabilidade. Esperamos que as autoridades consigam esclarecer o sucedido e que a justiça ajude a banir este tipo de comportamento. Clube Atlético de Madrid". 

Infelizmente,os atos racistas com o jogador brasileiro são corriqueiros na Espanha. Em setembro, também em um clássico, a torcida atleticana insultou o jogador com gritos de: “Morra, Vinícius”, e “Macaco de Mer…”. Em uma partida contra o Valladolid, time que tem Ronaldo Fenômeno como proprietário, também proferiu cânticos racistas direcionados a ele. Pelas redes sociais, Ronaldo considerou a atitude de seus adeptos como “lamentável, repugnante, vergonhoso e inadmissível".

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por