![Betim buscará título inédito do Troféu Inconfidência no primeiro ano na elite mineira (Reprodução / Instagram Betim)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1052855.1739411212:1739411212/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Com o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (12), o Troféu Inconfidência conheceu os postulantes ao caneco desta temporada. Na disputa estarão o Betim, estreando na elite mineira, e os já campeões do torneio: Athletic e Uberlândia e Democrata-GV.
O Uberlândia foi o primeiro a levantar a taça em 2020, ano que foi criada a competição. Na ocasião, a decisão seria contra o Cruzeiro. Porém, o clube celeste abriu mão da disputa devido a pandemia da Covid-19 que afetava o mundo. Na data específica do duelo, vários jogadores do Verdão estavam contaminados e não podiam entrar em campo. Assim, o time celeste, junto a FMF, decidiram decretar o Uberlândia como campeão.
Em 2022, a Pantera encarou o Tombense na final e conquistou o título inédito. Já na temporada passada foi a vez do Esquadrão de Aço superar o Pouso Alegre na decisão e ficar com o troféu, no ano que foi coroado com o acesso à série B nacional. Entre os dois, o outro a conquistar o caneco foi justamente o Pousão, na decisão contra a URT.
A decisão dos duelos das semifinais deste ano foram definidas de acordo com as posições finais na classificação geral da primeira fase do Mineiro. Com isso, o Betim irá encarar o Uberlândia como e o Athletic o Democrata-GV. Tanto Betim quanto o Athletic decidirão os confrontos em casa.
As datas e os horários dos confrontos deverão ser divulgados pela FMF nos próximos dias. Vale lembrar que Betim, Democrata-GV e o Uberlândia também confirmaram vaga para a disputa da série D do Brasileirão em 2026. Já o Athletic lutará nesta temporada para conseguir o acesso inédito à série A nacional.
Leia mais