MONTEVIDÉU - A seleção uruguaia de futebol se prepara para disputar em Londres a sua primeira Olimpíada em 84 anos, e espera seguir os passos a grande 'Celeste' que conquistou o bicampeonato em Paris-1924 e Amsterdã-1928.
Comandada pelo técnico Oscar Tabárez, que levou a seleção principal ao título da Copa América no ano passado, a equipe olímpica terá, além dos jogadores Sub-23, o reforço de três atletas mais experientes: os atacantes Edinson Cavani, do Napoli e Luiz Suárez, do Liverpool, e o volante o volante Arévalo (ex-Botafogo, hoje no Palermo), de 29. "Poder viver esta experiência é um grande presente", declarou Tabárez numa entrevista concedida ao site da Fifa.
O Uruguai conquistou a vaga para no torneio olímpico quando chegou ao vice-campeonato no Sul-Americano Sub-20, disputado em fevereiro de 2011 no Peru. Na ocasião, a 'Celeste' tirou a Argentina dos Jogos ao superá-la na fase final. No entanto, na partida que decidiu o título, os uruguaios sofreram uma goleada histórica de 6 a 0 para a seleção brasileira, comandada na época pelo técnico Ney Franco, com um show de Lucas e Neymar.
Tabárez já sabe que sua equipe não vai chegar a Londres como favorita para o ouro, mas espera brigar por uma medalha. "Minha meta não é conquistar o título, porque as seleções do Brasil, da Espanha, do México e da Suíça são superiores à nossa", admitiu o treinador.
A 'Celeste' fará sua estreia no dia 26 de julho contra os Emirados Árabes. Os uruguaios enfrentarão também o Senegal e a anfitriã Grã-Bretanha pelo grupo A da competição. Brasil e Uruguai podem se enfrentar nas semifinais se as duas seleções terminarem na liderança das suas chaves e vencerem seus confrontos pelas quartas de finais.
O atacante Luis Suárez, principal estrela da equipe ao lado de Cavani, não esconde seu orgulho por representar seu país nos Jogos. "Sempre sonhei em disputar uma Olimpíada, então vou aproveitar ao máximo e tentar levar o Uruguai o mais longe possível na competição", afirmou o atacante do Liverpool, que marcou três gols na vitória por 6 a 4 dos uruguaios sobre o Chile, em amistoso espetacular disputado na última quarta-feira em Maldonado, a 140 km da capital Montevidéu.
Entre os 15 atletas com idade olímpica se destacam nomes que já foram convocados para a seleção principal, como o zagueiro Sebastián Coates (Liverpool), os meias Gastón Ramírez (Bologna) e Nicolás Lodeiro (Ajax) e o atacante Abel Hernández (Palermo).