(Gabriel Bouys/AFP)
O velocista Usain Bolt resolveu se pronunciar diante das possíveis mudanças do programa olímpico de atletismo, que incluem o cancelamento dos 200m rasos e de outras provas. O jamaicano considerou “ridícula” a possibilidade de exclusão da modalidade, ressaltando a importância do atletismo para os Jogos Olímpicos.
"Normalmente não sou uma pessoa controversa, mas acho que isso é estupidez. O atletismo é o ponto alto das Olimpíadas, isso ninguém pode questionar ", afirmou Bolt em entrevista à Reuters. “Então, se você tirar alguns eventos do atletismo será ridículo. Não acredito que a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) irá permitir”, avaliou o multicampeão olímpico.
A hipótese do corte da prova foi levantada pela Fairfax Media, da Austrália, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovar uma série de reformas na última semana, visando transformar o mundo do esporte amador. No entanto, a entidade não mencionou quais esportes ou eventos podem ser cortados da competição. A própria IAAF negou os boatos, afirmando que não passavam de “especulações infundadas”.
Bolt já conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos, sendo duas delas nos 200m rasos: em Pequim (2008) e Londres (2012). O jamaicano também subiu ao lugar mais alto do pódio em três mundiais: Berlim (2009), Daegu (2011) e Moscou (2013), além de ficar com a parta em Osaka (2007).