A final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2012/13 é no sábado, às 10h, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, entre Unitri/Universo, de Uberlândia, e Flamengo. A equipe mineira conta com o talento e a experiência do armador Valtinho, o Maestro, como é popularmente conhecido, para quebrar o favoritismo e tradição da equipe carioca.
Aos 36 anos, ele já esteve em duas decisões, porém defendendo o Brasília. A primeira foi na temporada 2008/09, quando o time candango foi derrotado pelo rubro-negro. Na edição seguinte, deu o troco nos cariocas.
A cada segundo, a ansiedade para o grande jogo aumenta. Valtinho diz que não importa o adversário, mas sim a intensa preparação para erguer, pela primeira vez, a taça do NBB, usando as cores do clube do Triângulo Mineiro. “Eu quero ser campeão. Ainda tem quase uma semana, e vamos treinar muito. Sempre com seriedade, ajeitar todos os detalhes para chegar 100%”, afirma o armador.
Além dele, outras três peças do Uberlândia estiveram em quadra em finais do NBB. O pivô Estevam, também pelo Brasília, disputou duas decisões e levantou o troféu em uma, contra o Flamengo, em 2009/10. Enquanto isso, o técnico Hélio Rubens e o armador Helinho decidiram a edição 2010/11 e foram superados pelo time do Distrito Federal.
Eficiência
Flamengo e Uberlândia duelaram durante toda a competição no ranking de eficiência. A equipe carioca foi a segunda mais eficiente do campeonato, com média de 104,02 pontos por jogo. Na cola, estavam os mineiros, na terceira posição, com 99,43.
O Uberlândia viaja na quinta-feira para o Rio e faz o reconhecimento do ginásio no dia seguinte. O treinador está tranquilo quanto ao esquema-tático, pois conta com todos os atletas em condições de jogo.
Os torcedores prometem comparecer. Até o momento, um ônibus e uma van estão programados para levar os uberlandenses à decisão.