Vasco encerra jejum e derrota a Portuguesa por 2 a 0

Agencia Estado
01/09/2012 às 23:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57

O jejum de cinco partidas sem vencer acabou para o Vasco. Neste sábado, pela 21.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time carioca derrotou a Portuguesa por 2 a 0, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e deixou a sua torcida mais aliviada. Com a aproximação dos rivais na tabela de classificação, o Vasco corria o risco de deixar o G4 - a zona de classificação à Copa Libertadores de 2013.

Agora com 38 pontos, o clube do Rio de Janeiro se mantém em quarto lugar e abre quatro pontos de vantagem para o São Paulo, o quinto colocado, que joga neste domingo contra o Bahia, em Salvador. De quebra, os cariocas encostam um pouco no Grêmio, que empatou com o Palmeiras e chegou aos 41 pontos. Já a Portuguesa, com 25 pontos, está na 13.ª posição.

Em campo, o primeiro tempo foi muito monótono até os 20 minutos. Neste período, pouco se produziu de bom e a preocupação dos times, principalmente da Portuguesa, era a defesa. O jogo ganhou emoção aos 21, quando o Vasco teve duas chances seguidas com o centroavante Alecsandro - em uma cabeçada e um chute para fora.

Com o time da casa mais disposto a atacar, o gol veio de forma natural. Aos 36 minutos, Wendel cruzou da esquerda e a bola desviou em Boquita, o que foi suficiente para tirar o goleiro Dida da jogada e ajudar Alecsandro a balançar as redes em uma cabeçada. Este foi o nono gol do vascaíno no Brasileirão, que está apenas um atrás dos artilheiros Fred, do Fluminense, e Luis Fabiano, do São Paulo.

Com a vantagem e um jogador a mais - o zagueiro Valdomiro foi expulso aos 38 minutos -, o Vasco teve mais espaços para jogar e tentou criar chances de gol até o intervalo, mas o setor de criação não estava muito inspirado. Na volta do vestiário, parece que o descanso fez bem aos meias vascaínos. Logo aos 3 minutos, Juninho Pernambucano fez um lançamento rasteiro perfeito para o equatoriano Tenório, que recebeu livre na frente, entrou na área e tocou na saída de Dida para marcar o segundo gol.

Daí para frente, pouco se viu em campo. A Portuguesa tentou atacar com mais disposição, mas não conseguiu passar a marcação vascaína. Os cariocas, mais tranquilos, procuraram manter a posse de bola o maior tempo possível e conseguiram a vitória.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 x 0 PORTUGUESA

VASCO - Fernando Prass; Jonas (Auremir), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto (Felipe); Tenório (Pipico) e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.

PORTUGUESA - Dida; Luís Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Bruninho (Ivan), Léo Silva, Maylson (Diguinho) e Boquita; Diego Viana (Rodriguinho) e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho.

GOLS - Alecsandro, aos 36 minutos do primeiro tempo; Tenório, aos 3 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Jonas e Dedé (Vasco); Maylson e Rogério (Portuguesa).

CARTÕES VERMELHOS - Pipico (Vasco); Valdomiro (Portuguesa).

ÁRBITRO - Heber Roberto Lopes (Fifa/PR).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 4.636 pagantes.

LOCAL - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por