Vasco ganha e impede recorde do campeão Fluminense

Sílvio Barsetti
02/12/2012 às 19:35.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:00

(Photocamera)

O Vasco impediu o último objetivo do Fluminense no Brasileirão: o de superar ou igualar o recorde de pontos obtidos pelo São Paulo, que fez 78 em 2006. Com a derrota por 2 a 1 para o rival, no clássico deste domingo, no Engenhão, o campeão brasileiro terminou a competição com 77 pontos. Nada que ofuscasse mais um dia de festa para sua torcida, que viu em campo uma nova geração.

Dos 18 jogadores relacionados pelo Fluminense para a última rodada, 13 eram formados nas categorias de base do clube. Apenas um titular foi escalado: o lateral-direito Bruno. Com isso, o técnico Abel Braga deixou clara a intenção de priorizar observações para a próxima temporada, dando um descanso antecipado para aqueles que foram determinantes para a conquista do título antecipado.

No Vasco, não foi muito diferente. O técnico Gaúcho optou por escalar apenas dois titulares: o zagueiro Renato Silva e o atacante Éder Luís - este último fez a diferença no clássico. Autor dos dois gols vascaínos, Éder Luís se redimiu de algumas atuações irregulares ao longo da competição e ajudou o time a terminar o Brasileirão em quinto lugar, com 58 pontos.

Com pouca gente no estádio - menos de seis mil pagantes -, Fluminense e Vasco apresentaram um jogo corrido e com várias chances de gol. O campeão esteve melhor na maior parte do tempo e desperdiçou duas daquelas oportunidades que jamais seriam perdoadas por sua torcida se o clássico estivesse valendo título. Numa delas, Samuel driblou até o goleiro Alessandro e caprichou demais na finalização. Aí, o zagueiro Douglas salvou o gol em cima da linha.

Todos os gols foram marcados na etapa final. No segundo de Éder Luís, o mais bonito, ele deu um drible com estilo em Elivélton antes de concluir. No final, Carleto descontou de pênalti. Os vascaínos ensaiaram uma provocação contra os rivais. Mas logo prevaleceu o grito de "tetracampeão" no Engenhão. Ou seja, incomodados ou não com o resultado, os torcedores do Fluminense aproveitaram até o último instante do Brasileirão para comemorar o título, conquistado com três rodadas de antecipação.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 1 X 2 VASCO

FLUMINENSE - Ricardo Berna; Bruno (Igor Julião), Elivélton, Digão e Carleto; Valencia, Diguinho, Fábio Braga (Michael) e Higor (Biro Biro); Marcos Júnior e Samuel. Técnico - Abel Braga.

VASCO - Alessandro; Max, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri (Fabrício); Auremir, Abuda, Jhon Cley (Renato Augusto)e Marlone (Dakson); Éder Luís e Romário. Técnico - Gaúcho.

GOLS - Éder Luís, aos 25 e 34, e Carleto, aos 40 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Grazianni Rocha (RJ).
CARTÃO AMARELO - Carleto, Renato Silva, Auremir, Abuda e Douglas.
RENDA - R$ 195.940,00.
PÚBLICO - 5.470 pagantes.
LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por