Ao som de "Aquele Abraço", clássico de Gilberto Gil, a cerimônia de Abertura dos Jogos do Rio começou nesta sexta-feira (5), no Maracanã, dando início oficialmente a 31ª edição das Olimpíadas da era moderna, as primeiras da América do sul, com um espetáculo que exalta a natureza e a diversidade do Brasil.
A apresentação ocorre diante de um público de mais de 70 mil pessoas que lotou o templo do futebol e cerca de três bilhões de telespectadores que devem acompanhar o show pela TV em todo o mundo.
As competições já começaram na quarta-feira, com o futebol feminino, mas as primeiras disputas de medalha terão início apenas a partir de sábado, até o dia 21 de agosto, data da cerimônia de encerramento.
O espetáculo começou com interpretação emocionante do hino nacional brasileiro por Paulinho da Viola. Durante o hino, estavam presentes no lado oposto do gramado 60 atletas que entraram carregando bandeiras do Brasil, entre eles vários medalhistas olímpicos, como ex-velocista Robson Caetano, as lendas do vôlei Tande e Giovane ou saltadora em distância Maurren Maggi, primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em uma prova individual, em Pequim-2008.