Depois de cinco anos, a norte-americana Venus Williams está de volta às oitavas de final de um US Open. Nesta sexta-feira (4), a veterana de 35 anos se mostrou em ótima forma, superou uma adversária 17 anos mais nova, a suíça Belinda Bencic, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e garantiu vaga na próxima fase do Grand Slam.
A última vez que Venus havia chegado às oitavas foi em 2010. E para conquistar esse feito em 2015, ela precisou bater uma adversária de 18 anos, que nasceu no mesmo ano que a norte-americana chegou à sua primeira decisão do US Open. Na ocasião, em 1997, a então jovem Venus Williams, aos 18 anos, perdeu para Martina Hingis na decisão.
E neste duelo de gerações, a experiência falou mais alto. Cabeça de chave número 23, Venus superou o favoritismo e a juventude de Bencic, 12.ª favorita do torneio. A norte-americana, aliás, parecia ser a novata, esbanjando vigor físico com golpes potentes no fundo da quadra.
Foram 31 golpes vencedores para ela, que chegou a ter 10 break points e confirmou três para vencer. Agora, Venus espera a vencedora do confronto entre sua compatriota Madison Brengle e a estoniana Anett Kontaveit para conhecer sua adversária na próxima fase.
Outra cabeça de chave que avançou nesta sexta foi a russa Ekaterina Makarova, que bateu a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. Agora, a13.ª favorita pegará a francesa Kristina Mladenovic, que passou pela russa Daria Kasatkina. Quem também se classificou foi a italiana Roberta Vinci, após a vitória sobre a colombiana Mariana Duque-Marino.