Vettel iguala Schumacher e Massa deixa a Ferrari em sétimo no Brasil

André Sender e Bruno Ceccon - Gazeta Press
24/11/2013 às 16:12.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:21

(Miguel Schincariol/AFP)

SÃO PAULO - O alemão Sebastian Vettel dominou a temporada de 2013 da Fórmula 1 e a encerrou com mais uma demonstração de sua superioridade sobre os rivais. O piloto da Red Bull venceu o agitado Grande Prêmio do Brasil da categoria, disputado na tarde deste domingo (24), em Interlagos, e chegou a mais um recorde em sua carreira.

Vettel perdeu a ponta na largada, mas ainda na primeira volta a retomou e pouco demorou a abrir grande vantagem para o pelotão. Mesmo com problemas em uma das paradas nos boxes, não foi mais ameaçado. Quem mais se aproximou de seu ritmo foi o australiano Mark Webber, seu companheiro na equipe Red Bull.

Na última prova de sua carreira na Fórmula 1, o piloto da Oceania garantiu uma dobradinha da Red Bull com a segunda colocação. O espanhol Fernando Alonso completou o pódio em Interlagos. Jenson Button foi o quarto, logo à frente de Nico Rosberg e Sergio Pérez. O brasileiro Felipe Massa, em sua despedida da Ferrari, foi o sétimo.

Com a vitória deste domingo, Vettel, tetracampeão consecutivo da F-1, chegou a 13 triunfos neste Mundial, igualando o recorde de Michael Schumacher na temporada de 2004. O nono triunfo seguido também o deixa com a mesma marca alcançada por Alberto Ascari, somando os campeonatos de 1952 e 1953.

Já Massa fez uma corrida consistente diante da torcida brasileira, mas acabou prejudicado por uma punição e deixou a Ferrari, depois de oito anos como titular, na sétima posição da prova paulistana. A partir de 2014, ele andará pela Williams.

Com resultado da corrida em Interlagos, a Mercedes ficou com o vice-campeonato do Mundial de Construtores, vencido por antecipação pela Red Bull. A equipe alemã encerrou a temporada com 359 pontos, vencendo a briga com a Ferrari, terceira colocada, e a Lotus, dona da quarta posição.

No Mundial de Pilotos, Vettel ficou com 379 pontos com 137 de vantagem para Alonso, segundo colocado. A terceira posição do ano foi de Mark Webber.

A prova

O alemão Nico Rosberg conseguiu uma ótima largada e tomou a primeira colocação de seu compatriota Sebastian Vettel, mas seu período de liderança na corrida durou apenas uma volta, já que o piloto da Red Bull retomou a ponta na passagem seguinte pela reta dos boxes.

Felipe Massa também começou bem sua prova de despedida da Ferrari e pulou da nona para a sexta
colocação. Alonso chegou a perder o terceiro posto para Lewis Hamilton, mas conseguiu retomar sua posição de
largada. Ainda na quarta volta, o motor do francês Romain Grosjean estourou e o espanhol da Ferrari ultrapassou Rosberg para assumir a vice-liderança da corrida em Interlagos.

Ainda nos primeiros giros, Vettel abriu vantagem boa para o restante do pelotão em que a briga por posições foi intensa. Na 13ª volta, Webber conseguiu ultrapassar Alonso e deixou a Red Bull com as duas primeiras posições da prova em São Paulo.

Felipe Massa entrou nos boxes na 20ª volta, quando ocupava a quinta posição, e retornou à pista em nono. Vettel só parou para a troca de pneus no 25º giro, voltando à prova ainda na liderança.

O piloto brasileiro da Ferrari fazia boa corrida até sofrer uma punição por passar por cima da faixa que determina a
entrada dos boxes. Na quinta posição novamente, ele foi para oitavo. Massa parou para colocar pneus duros na 44ª volta, com os quais foi até receber a bandeira quadriculada.

Então tranquilo na liderança, Vettel teve problemas em seu pit-stop, mas ainda assim seguiu com vantagem confortável para o resto do pelotão. A esperada chuva chegou a Interlagos a 15 voltas do fim, mas em baixa intensidade, permitindo que os pilotos seguissem com pneus para pista seca até o alemão da Red Bull receber a bandeira quadriculada e conquistar sua 13ª vitória em 2013.

Veja o resultado do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1:

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull)
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4 - Jenson Button (ING/McLaren)
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
6 - Sergio Pérez (MEX/McLaren)
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
9 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
10 - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)  
11: Paul Di Resta (ESC/Force India)
12 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
13 - Adrian Sutil (ALE/ Force India)
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams)
17 - Jules Bianchi (FRA/Marussia)
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
19 - Max Chilton (ING/Marussia)  

Não completaram:
- Charles Pic (FRA/Caterham)
- Valtteri Bottas (FIN/Williams)
- Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por