O Nacional, do Paraguai, será o primeiro adversário do Cruzeiro em seu retorno à Copa Sul-Americana. A definição ocorreu no sorteio dos confrontos da primeira fase da competição sul-americana, na sede da Conmebol, em Luque, próxima a Assunção. A equipe de Mano Menezes terá a chance de fazer a primeira partida no Mineirão, para então decidir sua sorte na capital paraguaia. "La Academia Tricolor", como é conhecida, tem como principal feito no currículo a condição de finalista da Libertadores de 2014, quando acabou superada pelo San Lorenzo. Atualmente a equipe é comandada pelo ex-goleiro Éver Almeida e tem, como destaque, o atacante Cristian Colmán, pretendido pelo São Paulo. Para a temporada, contratou 10 reforços. No sábado, fará sua estreia no Torneio Apertura.
Como o Hoje em Dia havia antecipado, a Conmebol optou por acabar com a fase de confrontos entre países do mesmo time que antecedia os confrontos internacionais da competição, mas, se inicialmente não haveria restrições aos duelos, a entidade optou por dividir a América do Sul em duas zonas geográficas (Sul e Norte), com confrontos entre as equipes de um lado (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia) e do outro (O Brasil foi colocado ao lado dos representantes de Equador, Colômbia, Peru e Venezuela). A perspectiva de encarar adversários de maior tradição e força se confirmou, especialmente no caso do Corinthians, que vai pegar a Universidad de Chile. A Ponte Preta terá pela frente o Gimnasia y Esgrima La Plata, da Argentina, de onde também vem o rival do São Paulo, o modesto Defensa y Justicia, de chamativo uniforme verde e amarelo. Coube a Sport e Fluminense a missão de derrotar uruguaios - respectivamente, Danúbio e Liverpool. Entre eles, apenas o Tricolor do Morumbi fará o segundo jogo em casa.
A competição terá início no dia 28, mas os brasileiros não estarão em ação nas primeiras datas - a tabela desmembrada deve ser oficializada nos próximos dias. Os 22 classificados na primeira fase ganharão a companhia de 10 times eliminados da Copa Libertadores (os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos colocados da fase de grupos), com a definição do campeão prevista para 13 de dezembro. Ao menos por enquanto, a Sul-Americana não conta com um patrocinador master, como foi o caso em edições anteriores - seu nome oficial passa a ser o de Copa Conmebol Sul-Americana.