(Reprodução / Redes Sociais Pelé)
No final de 1969, Pelé se aproximou de seu milésimo gol, criando grande expectativa no país. A primeira oportunidade aconteceu em Salvador, contra o Bahia, local de desejo do próprio jogador. Durante a partida, Pelé driblou o goleiro e arrematou para o gol, mas a bola foi tirada em cima da linha pelo zagueiro Nildo, que foi vaiado pela torcida, de acordo com o filme Pelé Eterno, e pelo presidente do Bahia. O jogador ficou conhecido como "o zagueiro que evitou o milésimo".
Em 19 de novembro de 1969, em uma partida contra o Vasco da Gama, o desejado milésimo aconteceu. No segundo tempo, Pelé avançou com a bola pela área vascaína, e se chocou com o zagueiro Fernando Silva, resultando em um pênalti a favor do Santos.
Marcado o pênalti, o nome de Pelé passou a ser gritado no Maracanã, até mesmo pela torcida vascaína. O Rei do Futebol chutou no canto esquerdo de Andrada, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Ao cair e perceber que a bola tinha entrado, Andrada socou a grama, enquanto Pelé comemorava o gol, em imagem considerada histórica.
Cercado por jornalistas e carregado por dirigentes do Santos, Pelé dedicou o gol às "crianças, pessoas pobres e velhinhos cegos".
O canal do youtube, Momento Mágico do Esporte, publicou o lance que foi transmitido ao vivo pelas TVs Tupi, Excelsior e Bandeirantes nas vozes de Oduvaldo Cozzi, Geraldo Bretas, Walter Abrahão (TV Tupi) e Geraldo José de Almeida (TV Excelsior), confira.
Leia mais