Vizeu mostra estrela, faz dois gols e Flamengo derruba o Atlético em Brasília

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
10/07/2016 às 13:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:14

(Divulgação/Flamengo)

Com um futebol burocrático, sem criatividade, e com ausências importantes no time titular, o Atlético foi um adversário previsível e fácil de ser batido pelo Flamengo. No estádio Mané Garrincha, em Brasília, os cariocas venceram o Galo na manhã deste domingo por 2 a 0, gols marcados pela revelação do time rubro-negro, o atacante Felipe Vizeu, que terá a partir de agora mais um concorrente por vaga no ataque flamenguista: Leandro Damião, oficializado como reforço dos cariocas durante o confronto entre os rivais interestaduais. 

Com a derrota na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético se afasta do pelotão de elite do torneio de pontos corridos, e vê o Flamengo encostar no grupo que garante vaga na Libertadores do ano que vem. O revés deixa o Galo na nona posição com 20 pontos, podendo perder posições ao fim da rodada. O rubro-negro ocupa, provisoriamente, o quarto lugar. 

O próximo compromisso do Atlético é na segunda-feira (18), às 20h, contra o Coritiba, na capital mineira. O Flamengo faz o clássico com o Botafogo, no sábado (16), às 16h, no Rio de Janeiro. 

O Jogo

Sem contar com Fred, suspenso, e o habilidoso meia equatoriano Cazares, cortado minutos antes da partida por problemas musculares, o técnico Marcelo Oliveira resolveu apostar em Carlos e Patric. Entretanto, a entrada da dupla não foi efetiva e o Galo apresentou muitos problemas logo no começo do jogo, o que irritou o torcedor que compareceu ao estádio Mané Garrincha.

O Flamengo, que não tinha o peruano Paolo Guerrero no ataque, contou com o jovem Felipe Vizeu, responsável por definir o placar e garantir mais três pontos para o rubro-negro do Rio. O prata da casa flamenguista, de apenas 19 anos, não se importou com a experiente zaga alvinegra composta por Erazo e Leonardo Silva, e balançou as redes de Victor nos dois tempos da partida. 

O primeiro gol do Flamengo originou-se após jogada de Mancuello e Felipe Vizeu, dois jogadores que ganharam apoio do assistente Jayme de Oliveira. O técnico Zé Ricardo assistiu o jogo de um dos camarotes do estádio brasiliense, já que cumpriu suspensão por ter sido expulso na derrota por 4 a 0 contra o Corinthians.

Mancuello tocou de primeira e colocou Vizeu na frente do goleiro Victor. O atacante tocou no canto esquerdo do camisa 1 atleticano e abriu o placar em Brasília: 1 a 0.

A falta de referências em campo prejudicou bastante o Atlético. Robinho, um dos responsáveis por levar o Galo ao ataque, tinha dificuldades com a forte marcação, e por isso teve uma manhã apagada. Enquanto isso, o Flamengo aproveitava da fragilidade mineira. Aos 35 minutos, por muito pouco, os cariocas não ampliaram o placar. Victor salvou o Galo, após chute à queima-roupa de Mancuello.

O lance deu uma acordada no Atlético, que ao fim do primeiro tempo mostrou melhor futebol. Em dois lances o Galo até balançou as redes, mas Robinho, aos 42 minutos, e Carlos aos 43, estavam em posição irregular.

“O time deles começou melhor o jogo. Depois a gente melhorou, encaixou a marcação. Vamos voltar para o segundo tempo e tentar virar o jogo”, disse Robinho ao fim do primeiro tempo. Mas a história tinha outro enredo, diferente daquele previsto pelo meia-atacante alvinegro.

Para o segundo tempo, Marcelo Oliveira sacou Patric, que pouco produziu na etapa inicial, e apostou em Maicossuel, que reestreava com a camisa atleticana após passagem pelo Mundo Árabe. Apesar da mudança o Galo não mostrou ímpeto ofensivo e a melhora necessária, o que culminou com mais um gol flamenguista.

Para piorar a situação, o treinador preto e branco perdeu o lateral-direito Marcos Rocha, um dos mais lúcidos do time, que precisou deixar o gramado por uma lesão no cotovelo do braço direito. Segundo os médicos alvinegros, o jogador sofreu uma luxação, e por isso precisou ser encaminhado a um hospital para diagnósticos mais precisos.

Aos 11 minutos, novamente ele, Felipe Vizeu, marcou para os rubro-negros. Fernandinho cruzou da esquerda, a bola chegou rasante pela grama, e Vizeu aproveitou o cochilo de Victor: 2 a 0.

O Galo tentou dar respostas e até buscou o primeiro gol, mas não conseguia ultrapassar a muralha flamenguista. Aos 20 minutos, Maicosuel tocou para Robinho, após bela jogada. O meia-atacante chutou e Muralha fez boa defesa. Cleyton pegou o rebote, mas não conseguiu finalizar com perfeição, e a zaga flamenguista fez o corte.

Ao fim do jogo, os atleticanos tiveram que ouvir gritos de “olé” vindos da torcida rubro-negra, em maior número no Mané Garrincha. Sem força para reagir e sem tempo para tal, o Galo caiu pela quarta vez no Brasileirão.

“A gente não tem conseguido repetir fora de casa as atuações, com intensidade e dinâmica, que apresentamos em Belo Horizonte. Se quisermos almejar algo na competição temos que ganhar fora também”, analisou o goleiro Victor após o jogo.

Feliz, o garoto Felipe Vizeu mostrou entusiasmo após os dois gols na manhã deste domingo. “A gente tem que pensar agora no próximo jogo. Graças a Deus saímos com a vitória, hoje (domingo)”, comentou Vizeu, o herói do dia.   

FLAMENGO 2 X 0 ATLÉTICO

Flamengo - Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello (Canteros); Fernandinho (Cuellar), Marcelo Cirino (Gabriel) e Felipe Vizeu. Técnico - Jayme de Almeida, substituto de Zé Ricardo, suspenso

Atlético - Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca e Júnior Urso; Clayton (Hyuri), Patric (Maicosuel) e Robinho; Carlos. Técnico - Marcelo Oliveira 

Gols: Felipe Vizeu, aos 12 minutos do 1º tempo e 11 do segundo tempo. 
Marielson Alves Silva (BA/ASP Fifa)
Rocha de Matos 
Cartões amarelos: Pará (FLA); Erazo, Robinho, Carlos César, Carlos (ATL)

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por