Volta da Pampulha é teste para o desafio da São Silvestre

Émile Patrício - Hoje em Dia
28/11/2013 às 09:47.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:25
 (Maurício de Souza/Hoje em Dia)

(Maurício de Souza/Hoje em Dia)

Para os corredores amadores, a Volta Internacional da Pampulha, que será disputada domingo, às 8h, é a prova de rua que fecha o calendário no Estado. Para os profissionais, é um teste para os que pretendem brilhar na São Silvestre, na virada do ano.

É em Belo Horizonte que eles “calibram” as pernas e analisam seus desempenhos. Por isso a, prova da Pampulha acumula recordes de público, além de brigas acirradas entre brasileiros e os temidos africanos, na busca pelo pódio.

Os 18,6 quilômetros que serão percorridos em torno da lagoa, por 13.500 participantes, sofrerão mudança em relação ao ano passado. A prova volta a ter largada e chegada na avenida Otacilio Negrão de Lima – Praça de Iemanjá. Além disso, o sentido será invertido em relação à edição anterior.

Com nomes de respeito, como o atual campeão, Giovani dos Santos (completou em 57min04seg), e o tricampeão Franck Caldeira, a expectativa é a de manutenção do título entre os homens. Em 2012, o Brasil recuperou o topo do pódio no masculino, depois de quatro anos de domínio queniano.

Os africanos, aliás, participarão em peso, com os já confirmados Hillary Kipkogei, Kipkembei Mutai e Jacob Kiprotich, além dos tanzanianos Kalisti Nade e Alphonce Simbu e o boliviano Jorge Fernandez.

No feminino

Expectativa também na disputa feminina. As brasileiras não sobem no pódio desde 2006, quando Lucélia Peres levantou a bandeira.

Na edição passada, Marizete Moreira do Santos foi a melhor brasileira, chegando em quinto lugar. Além dela, outras confirmadas neste ano são Sueli Silva, Roseliane Silva e Marily dos Santos.

O Quênia é o país que detem a hegemonia na prova feminina. A atual campeã, Maurine Kipchumba, também ganhadora da São Silvestre de 2012, é a principal atração.

Destaque também para suas compatriotas, Ednah Mukhwana, campeã da Meia do Rio 2013 e da Meia de Porto Alegre, também neste ano, e Betty Chepleting.

Sara Makera e Faiula Matanga, ambas da Tanzânia, e Vianca Zebalos, da Bolívia, completam a relação de competidoras do exterior. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por