Vencer o Olimpia-PAR nos pênaltis, em casa, após devolver uma derrota de 2 a 0 no jogo da volta. Este mesmo roteiro foi escrito nos títulos continentais dos dois Atléticos que, hoje, “lideram” a Copa Libertadores.
Já classificado, o Atlético de Medellín (Colômbia) é o grande destaque desta fase de grupos, cujas partidas serão retomadas amanhã. O de Belo Horizonte, por sua vez, está com um pé nas oitavas de final e, em busca da vaga, enfrenta o Independiente Del Valle-EQU fora de casa na quarta-feira.
Os colombianos viraram sensação do torneio após vencerem os quatro jogos, sem nenhum gol sofrido sequer, em um grupo que tem o tradicional Peñarol (que inaugurou um novo estádio na semana passada). Os líderes do grupo 4 só voltam a disputar o torneio na próxima semana.
Assim, o Galo, com dois pontos a menos que os carrascos de 2014, tem a chance de virar líder geral, ainda que momentaneamente.
Se a fase de grupos terminasse hoje, o alvinegro mineiro iria enfrentar o Bolívar na próxima etapa. Um adversário historicamente combatível, mas que joga na altitude de La Paz e conta com um dos artilheiros da Libertadores – Juan Carlos Arce, com 4 gols.
Como restam duas rodadas para quase todos os grupos, há chance de o Galo enfrentar times como Grêmio, River Plate e o Sporting Cristal, o pior segundo colocado.
Os principais rivais do clube mineiro, nesta semana, são Corinthians e Pumas-MEX. O Timão, com 9 pontos, pode chegar aos mesmos 12 do Atlético Nacional se vencer o Independiente Santa Fe na quarta-feira, na Colômbia. Já o Pumas encara o Olimpia-PAR no México às 0h de quinta.
Amanhã, será a vez de Grêmio e São Paulo. Os tricolores buscam melhor desempenho no torneio. Enquanto os paulistas entram em campo contra o fraco Trujillanos-VEN, às 21h45, os gaúchos, de folga nesta semana, secam a LDU, que vista o Toluca, no México. Os equatorianos, em caso de vitória, podem desbancar o “Imortal” na segunda colocação do grupo 6. O empate seria o melhor resultado para os torcedores gremistas.
Se a semana pode significar classificação para o Atlético, outro brasileiro está em situação similar à do São Paulo e pode ser eliminado. O Palmeiras encara o Rosário Central no temido Gigante de Arroyito com a obrigação de vencer.
Na mesma chave do Verdão, Nacional e River Plate fazem um duelo doméstico no Uruguai.