Xavi chegou à marca de 700 jogos pelo Barcelona na quinta-feira, durante a vitória por 2 a 0 diante do Getafe, em partida válida pela Copa do Rei. O meio-campo, que lidera a lista entre os jogadores que mais vestiram a camisa do time catalão, ganhou uma homenagem no site oficial do clube nesta sexta.
Além de todas as estatísticas das 16 temporadas em que Xavi defendeu o Barcelona, há um vídeo com depoimentos dos companheiros de time. Nele, Puyol, Iniesta, Valdés, Messi e Busquets falam sobre a carreira do camisa 6.
"Pode jogar muito mais e pode chegar aos mil jogos, que é um bom número", disse Puyol. "É um líder, uma referência, a nível futebolístico é um privilegiado porque está sempre à frente da jogada, do que acontece", completou Iniesta. O goleiro Valdés, por sua vez, ressaltou: "Foi o melhor meio-campista que o Barça já teve".
Messi é outro que vê Xavi como um fora de série no futebol. "É um jogador diferente, que torna as coisas muito fáceis. Vê o passe onde só ele vê. Faz jogar todo o time e se move de um lugar ao outro a seu gosto", ressaltou o astro argentino, cujas palavras são endossadas pelas de Busquets. "É o cérebro do time, sempre dá equilíbrio e nunca perde a bola", enfatizou o volante.
Chamado de lenda pelo clube, Xavi tornou-se o jogador com mais jogos pelo Barcelona em janeiro de 2011, quando superou o zagueiro Migueli, que atuou em 549 jogos, entre 1973 e 1988. Puyol também repetiu a façanha e já ocupa a segunda posição, com 589 partidas. Valdés é o quarto com mais atuações, com 522 ao total, seguido de Iniesta, com 483.
Segundo o Barcelona, Xavi jogou, em média, 43,75 partidas por temporada. O meia marcou 82 gols pelo clube. No total, nove treinadores passaram pelo Barcelona desde que o meia estreou pela equipe principal: Van Gaal, Serra Ferrer, Toño de la Cruz, Antic, Rijkaard, Guardiola, Vilanova e Tata Martino.
O primeiro jogo do meio-campo, que ainda usava a camisa 26, deu-se no dia 18 de agosto de 1998, sob o comando de Van Gaal. O meio-campo é também o recordista de títulos no Barcelona. São 22 conquistas: são sete do Campeonatos Espanhol, três da Ligas dos Campeões, dois da Copas do Rei, seis da Supercopa da Espanha, dois da Supercopa da Europa e dois do Mundiais de Clubes.
A camisa usada por Xavi na histórica partida contra o Getafe será doada ao Museu do Barcelona. O jogador completará 34 anos no próximo dia 25. O seu contrato atual vai até junho de 2016. Até lá, o camisa 6 terá 18 temporadas defendendo o clube.