Zebras como Islândia e País de Gales vêm surpreendendo e liderando grupos

Hoje em Dia*
30/08/2015 às 09:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:33

(Arte HD)

As zebras estão à solta nas eliminatórias para a Eurocopa 2016, que será disputada na França. Seis dos nove grupos são liderados por seleções que sequer participaram da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Seleções com pouca tradição, como Islândia, País de Gales e Eslováquia, ocupam a liderança em chaves nas quais há Holanda, Bélgica e Espanha, respectivamente.

Inglaterra e Croácia são as exceções e, após seis rodadas, confirmam o favoritismo e lideram os respectivos grupos. Portugal também é líder, porém em um grupo no qual há apenas cinco seleções – uma a menos que nos outros.

As eliminatórias para a Euro 2016 contam com 53 seleções divididas em nove grupos – doze das 53 seleções participaram da Copa do Mundo de 2014.

Cada chave tem seis seleções, enquanto apenas uma reúne somente cinco (Confira os grupos na arte ao lado).

Segundo Gustavo Hofman, jornalista da ESPN ouvido pelo Hoje em Dia, ainda não é possível fazer uma análise mais precisa e geral sobre o atual momento do futebol europeu. “Cada seleção e cada grupo tem que ser analisados individualmente”, disse.

Atual campeã do mundo, a seleção germânica está em segundo lugar no grupo D, que é liderado pela surpreendente Polônia do atacante Robert Lewandowski – em seis jogos, empatou dois e venceu quatro, inclusive os alemães no jogo da ida, por 2 a 1.

Na próxima sexta-feira (4), as duas seleções se enfrentam pela liderança. Gustavo acredita na recuperação alemã. “O momento da Alemanha é compreensível, e a Polônia tem um ótimo time. A Alemanha está vivendo a ressaca de campeã e perdeu jogadores que se aposentaram da seleção, e outros machucaram. Acho que a Alemanha termina como líder”, aposta ele.

Islândia e Eslováquia são seleções que estão bem nas eliminatórias e lideram. A primeira venceu a Holanda por 2 a 0, já a segunda está com 100% de aproveitamento e bateu a Espanha por 2 a 1 na ida.

“A Islândia é um fenômeno que quase veio para a Copa no Brasil e vem melhorando muito. A Eslováquia já é uma surpresa que está aproveitando a entressafra da Espanha depois que o país teve a sua melhor geração de jogadores”, analisa Hofman.

Em uma competição na qual San Marino marcou o primeiro ponto depois de 13 anos sem pontuar em jogos oficiais, uma grata surpresa é País de Gales.

“Para mim é a sensação. Uma seleção que sempre bateu na trave e agora está perto de disputar um torneio oficial desde a Copa de 1958, liderado por Gareth Bale”, observa Gustavo.

As eliminatórias para a Euro 2016 se aproximam do final, e os próximos jogos dirão se as zebras permanecem ou se as favoritas retomam o posto.

Olho: 12 seleções que disputam as eliminatórias – em um total de 53 – participaram da copa do mundo de 2014 no brasil

*Colaborou Mateus Marotta

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por